Publicidade

Estado de Minas TURISMO

Vai viajar? Confira as vacinas necessárias

Especialista cita os imunizantes que devem estar 'em dia'


postado em 13/12/2018 13:46 / atualizado em 13/12/2018 13:52

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)
Vai viajar nas férias? Pois saiba que dependendo do destino, é preciso verificar se a carteira de vacinação está em dia e se foram tomados todos os imunizantes necessários para a entrada no país escolhido.

De acordo com a farmacêutica Manuella Duarte, da clínica Maximune, de Belo Horizonte (MG), o mais indicado é que antes de viajar as pessoas procurem orientação médica com pelo menos um mês de antecedência, para que sejam tomadas as doses das vacinas que estão faltando. Essa antecipação é importante porque alguns imunizantes levam semanas para gerar a proteção almejada – como a da febre amarela, que precisa de até 15 dias para surtir efeito. "Já para as pessoas que irão viajar ou fazer conexões em países que exijam a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia [CIVP], é recomendado que verifiquem nos sites da Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa] e da Organização Mundial da Saúde [OMS], quais vacinas são indicadas para a visitação do país de destino", aconselha a especialista.

Exigido em cerca de 135 países, o certificado de imunização pode ser emitido e retirado nos Centros de Orientação para Saúde do Viajante da Anvisa, unidades credenciadas do Sistema Único de Saúde (SUS) e em clínicas particulares credenciadas.

Segundo a farmacêutica, a vacinação para quem vai viajar ao exterior pode evitar a contaminação e a disseminação de doenças endêmicas e contagiosas, além de impedir eventuais transtornos, como, por exemplo, a não concessão do visto de entrada. "Para a prevenção de doenças que não são epidêmicas, mas que apresentam um alto número de casos em determinadas regiões, é aconselhável que além das imunizações obrigatórias, as pessoas também procurem se informar sobre as vacinas que são recomendadas para a prevenção de enfermidades presentes em áreas de risco", comenta Manuella Duarte.

Atualmente, entre os imunizantes mais exigidos para as viagens internacionais está o da febre amarela, que é obrigatória para a entrada em países como Afeganistão, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bahamas, Bolívia, China, Colômbia, Cuba, Índia, Venezuela, Paraguai e outras nações pertencentes a América do Sul e ao continente africano.

A especialista diz ainda que as imunizações contra hepatite A e febre tifoide são recomendadas a quem pretende visitar países asiáticos, africanos e cidades litorâneas. Elas são indicadas, principalmente, para viagens a locais sem saneamento básico adequado.

Já a vacina contra a meningite meningocócica é necessária para viagens ao interior da África, Índia e áreas do Oriente Médio.

Em países europeus como Itália, Portugal, Romênia e Ucrânia, é importante estar em dia com o imunizante contra o sarampo.

Mas, se você pretende ficar no Brasil e conhecer nossas belezas do litoral, Manuella recomenda vacinas contra a febre amarela, febre tifoide, hepatites A e B, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, meningite meningocócica, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e tuberculose.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade