Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Levantar e andar no trabalho pode prolongar a vida

Estudo mostra que 30 minutos de atividades simples reduz risco de morte


postado em 15/01/2019 14:59 / atualizado em 15/01/2019 15:55

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Você trabalha o dia todo sentado, de frente para um computador? Saiba que o simples fato de se levantar e andar a cada 30 minutos pode reduzir a chance de morte prematura. Além disso, segundo um estudo recente, é preciso também diminuir o tempo gasto na posição sedentária.

Embora o exercício aeróbico ofereça os maiores ganhos para a saúde, a pesquisa sugere que mesmo períodos curtos de movimento simples já trazem benefícios. "Quando você faz um movimento, não importa qual, pode ser um bom passeio pelo corredor. Trata-se apenas de acumular atividade suficiente ao longo do dia", comenta o pesquisador Keith Diaz, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, co-autor do estudo, em entrevista ao jornal britânico The Guardian. Segundo ele, caminhar até a mesa do colega de trabalho ao invés de falar ao telefone pode ser uma opção.

Publicado no final do ano passado no periódico científico American Journal of Epidemiology, o trabalho avaliou dados de quase oito mil adultos nos EUA com 45 anos ou mais que faziam parte de um estudo mais amplo que avaliava o risco de derrame. Cada participante usou um rastreador de atividades físicas durante quatro a sete dias entre 2009 e 2013 – quase 650 dos participantes faleceram até abril de 2017.

No geral, os participantes foram sedentários por uma média de 694 minutos, ou 11,5 horas, durante o período em que estavam acordados.

Depois de levar em conta fatores como idade, sexo, raça, tabagismo e uma série de potenciais problemas de saúde, os cientistas descobriram que a substituição do ato de sentar pelo movimento pode reduzir o risco de morte.

Mais especificamente, a troca de 30 minutos de tempo sedentário ao longo do dia pelo mesmo tempo de atividade de baixa intensidade reduz o risco de morte prematura em cerca de 17%. Se sentar for substituído por 30 minutos de atividade aeróbica, como correr ou andar de bicicleta, o risco de uma morte prematura pode ser reduzido em até 35%. No entanto, os benefícios só foram vistos entre aqueles que não eram muito ativos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade