Publicidade

Estado de Minas INTERNET

No Facebook, mãe alerta sobre o risco de beijar o bebê

Post traz recém-nascido que foi vítima do herpes zóster


postado em 09/01/2019 10:18 / atualizado em 09/01/2019 10:20

Com apenas 17 dias de vida, o bebê Gustavo ficou com o rosto todo machucado pelo herpes zóster, que foi adquirido após receber um beijo(foto: Bebemamae.com/Facebook/Rafaela Moreira/Reprodução)
Com apenas 17 dias de vida, o bebê Gustavo ficou com o rosto todo machucado pelo herpes zóster, que foi adquirido após receber um beijo (foto: Bebemamae.com/Facebook/Rafaela Moreira/Reprodução)

Em publicação divulgada no início do ano no Facebook, e que recebeu mais de 170 mil compartilhamentos, a manicure Rafaela Moreira, que mora em São Paulo (SP), alerta os pais sobre o risco de recém-nascido ser beijado por parentes e estranhos. Isso porque o filho dela, Gustavo, quando tinah apenas 17 dias de vida, ao receber um beijo, acabou adquirindo herpes zóster. A informação foi divulgada pelo blog Bebê Mamãe

"Não teve sintoma nenhum no caso do Gustavo, ele não teve nada, simplesmente ele amanheceu com o rostinho daquele jeito, foi do dia para noite! [...] Quando o Gustavo nasceu eu fui para casa, tive várias visitas seguidas, de familiares, amigos, não tem como dizer de quem foi que passou. Não dá para acusar ninguém", diz Rafaela, citada pelo blog.

Ao constatar o problema no rosto do bebê, a manicure levou o filho para o hospital municipal M'Boi Mirim, que fica no bairro Jardim Copacabana, na capital paulista. Chegando lá, os médicos logo fizeram o diagnóstico de herpes zóster – a doença é causada pelo vírus da varicela e tem como sintoma principal o aparecimento de erupções dolorosas na pele, que geram feridas. Apesar do problema ficar "inerte" em adultos, podendo surgir ao longo da vida, especialmente na terceira idade, a criança pequena ainda está com o sistema imunológico em formação e não é capaz de enfrentar o micro-organismo.

A boa notícia é que o pequeno Gustavo conseguiu se recuperar do vírus da herpes, sem sequelas(foto: Bebemamae.com/Facebook/Rafaela Moreira/Reprodução)
A boa notícia é que o pequeno Gustavo conseguiu se recuperar do vírus da herpes, sem sequelas (foto: Bebemamae.com/Facebook/Rafaela Moreira/Reprodução)

De acordo com o Bebê Mamãe, o pequeno Gustavo ficou 10 dias internado no hospital. "Ele só não ficou internado na UTI porque não teve febre. Parece que foi coisa de Deus. Ele fez vários exames de sangue. A minha sorte foi que ele não teve febre", comenta Rafaela Moreira.

A manicure diz ao blog que a intenção de criar um post no Facebook e expor o filho com o rosto cheio de feridas se deu para conscientizar os outros pais a respeito dos perigos do contato íntimo de bebês com terceiros. "O conselho que eu dou, hoje, para os pais é: não deixem as visitas falarem perto e/ou beijarem seu bebê. E sempre peça que eles passem álcool em gel nas mãos antes de entrar em contato com a criança", afirma a paulistana ao Bebê Mamãe.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade