Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Protetor solar é indispensável, diz médico

O filtro deve ser usado mesmo quando estiver chovendo


postado em 04/01/2019 12:50 / atualizado em 04/01/2019 13:11

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Com os dias quentes de Verão, em que a incidência de radiação solar aumenta consideravelmente, o uso do protetor solar é importante e imprescindível. Ele deve ser passado diariamente, mesmo quando o cima estiver chuvoso ou nublado, já que os raios ultravioletas são capazes de penetrar nas nuvens e afetar as células da pele, podendo causar câncer.

O dermatologista João Vicente Carneiro Felici, do hospital Dom Alvarenga, de São Paulo (SP), explica que uma exposição excessiva à radiação ultravioleta contribui para queimaduras solares, vermelhidão e também o temido câncer de pele. De acordo com o especialista, a recomendação é usar o filtro solar diariamente, aplicando em abundância no corpo de 15 a 30 minutos antes do contato direto com o Sol, e é preciso, ainda, reaplicar o produto de duas em duas horas – ou mesmo antes, em caso de contato com a água ou transpiração excessiva.

"Para os dias de muito calor, em que a exposição solar direta é mais intensa e que temos transpiração excessiva, o tempo padrão de aplicação de duas em duas horas do protetor solar acaba diminuindo. Logo, a dica é reaplicar assim que sair da água ou suar muito", diz o médico.

O dermatologista lembra que o raio UVB é o mais perigoso e está mais ligado à incidência de câncer de pele. A boa notícia é que ele é filtrado em até 98% com o uso do protetor solar com Fator de Proteção Solar (FPS) 60. Por isso é importante escolher um produto ideal para o tipo de pele.

"Devemos conferir no produto o FPS mínimo, que representa o tempo a mais que a pele permanece sob proteção. O FPS pode variar entre dois até 60+, e diante da escolha do produto, é fundamental encontrar o filtro adequado de acordo com o fototipo [tom de pele] do indivíduo", afirma João Vicente Felici.

O dermatologista esclarece que os fototipos mais baixos, ou seja, as pessoas com pele mais clara, devem utilizar filtro solar com fator de 30 a 60, inclusive adotando o hábito desde a infância, para evitar danos maiores à pele. "Quando existe a sigla PPD [Persistent Pigment Darkening] na embalagem do protetor solar, indica que há proteção também contra o UVA [tipo de raio ultravioleta], principal responsável pelas manchas e pelo envelhecimento da pele causados pela exposição solar prolongada. Muitos escolhem o filtro solar baseando-se apenas no FPS alto, quando deveriam dar importância também ao nível de proteção UVA", alerta o especialista.

Além do filtro, o médico recomenda o uso de roupas de algodão e, principalmente, de bonés e chapéus para quem estiver em ambientes abertos. Óculos escuros também são fundamentais para proteger os olhos da radiação ultravioleta, prevenindo o surgimento de catarata e outras lesões oculares.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade