Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Nadar depois de comer faz mal?

Especialista esclarece dúvidas ligadas à indigestão


postado em 05/02/2019 10:42 / atualizado em 05/02/2019 10:48

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Na época mais quente do ano, é normal que alguma refeição "não caia bem" e a pessoa comece a sentir mal estar. Além disso, existem outras "teorias" ligadas à má digestão que acabam virando "verdade" para muita gente, como a que diz que nadar logo após o almoço faz mal. Será que essa atitude é mesmo errada?

De acordo com o gastroenterologista Rogério Alves, da Beneficência Portuguesa de São Paulo (SP), a resposta é sim. O especialista explica que "logo após a ingestão dos alimentos há um aumento da concentração sanguínea na região do aparelho digestivo para facilitar a absorção dos nutrientes. E quando a pessoa faz um esforço físico intenso logo após a refeição, como correr ou nadar, esse sangue acaba sendo distribuído também para os músculos e outras partes do corpo, podendo causar congestão alimentar, a popular indigestão".

Abaixo, o médico esclarece alguns mitos e verdades ligados à indigestão:

Indigestão pode matar
Mito. Ninguém morre de indigestão, conforme o especialista. "Os sintomas mais comuns são tontura, mal-estar, vômito e desmaio. O que pode trazer risco de morte é a pessoa ter um desses sintomas durante alguns tipos específicos de atividade física. Se o indivíduo desmaiar enquanto estiver nadando, por exemplo, poderá se afogar e, consequentemente, morrer", afirma Rogério.

Não pode tomar banho após as refeições
Mito. Por não caracterizar exercício intenso, o banho não afeta a digestão e, portanto, não causa congestão alimentar, de acordo com o gastroenterologista.

Caminhar após a refeição ajuda na digestão
Verdade. "Caminhadas curtas estimulam o metabolismo, auxiliando no processo digestivo e contribuindo para reduzir possíveis desconfortos estomacais como a barriga inchada". Além disso, caminhar ajuda a gastar calorias e a manter a forma, orienta o médico.

Atividades físicas pode ser feitas 30 minutos após a refeição
Mito. "As atividades físicas intensas devem ser feitas somente duas horas depois das principais refeições [almoço ou jantar]", alerta Rogério Alves. Em casos de refeições mais leves como um lanche, por exemplo, esse tempo pode diminuir em uma hora. O tipo de alimentação também pode interferir, já que os carboidratos são digeridos mais rapidamente do que proteínas e gorduras.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade