Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Pés inchados do cantor Leonardo chamam a atenção para os edemas

Retenção de líquidos é um problema muito comum


postado em 08/02/2019 13:46 / atualizado em 08/02/2019 14:14

Os pés inchados do cantor Leonardo servem de alerta para a retenção de líquidos, que tem várias causas, incluindo o consumo de gordura, sal e álcool(foto: Instagram/leonardo/Reprodução)
Os pés inchados do cantor Leonardo servem de alerta para a retenção de líquidos, que tem várias causas, incluindo o consumo de gordura, sal e álcool (foto: Instagram/leonardo/Reprodução)

Em vídeo publicado no Instagram na última quinta, dia 7 de fevereiro, o cantor sertanejo Leonardo, de 55 anos, enquanto bebe cachaça, brinca com o amigo e também cantor Gusttavo Lima, de 29, que o está filmando com o celular: "Ô Gusttavo Lima, não filma 'meus pé' [sic] não, que 'tá tudo inchado' [sic]", pede o músico goiano. Claro que Gusttavo não obedece e mostra as pernas e os pés inchados de Leonardo, que, ainda por cima, está usando a "polêmica" sandália da marca Crocs. "Olha 'os pé inchado' [sic] de cachaça", diz o cantor mineiro. "Aqui nois [sic] bebe mesmo. Tô [sic] tomando uma Talismã [cachaça produzida por ele em parceria com o cantor Eduardo Costa]. Aqui o 'pau cai a foia' [sic] bonito", responde o intérprete de Talismã, Coração Bandido e Liguei Pra Dizer que Te Amo.

Apesar do tom de brincadeira entre os companheiros da música sertaneja, o vídeo publicado por Leonardo no Instagram, e que já conta com mais de 1,1 milhão de visualizações, chama a atenção para um problema muito comum: a retenção de líquidos. De acordo com informações disponíveis no portal do oncologista Drauzio Varella, esse é o nome popular que descreve o inchaço no corpo ou em parte dele. "Possíveis causas são problemas renais, cardíacos ou hepáticos ou doenças da tireoide que provocam um tipo específico de edema. É razoavelmente comum as pessoas sentirem que estão 'retendo líquidos'. As pernas inchadas no final do dia, com marcas de pressão das meias ou dos sapatos, são um exemplo de edema, termo médico que se refere ao inchaço", diz o texto compartilhado pelo famoso médico.

Normalmente, as causas para o acúmulo de líquidos abaixo da pele, como nos pés de Leonardo, se referem a desequilíbrios tais como variações de pressão sanguínea regional; quantidade de proteínas no sangue; quantidade de sais disponíveis no corpo; ação da força da gravidade; e sedentarismo.

"Outras causas possíveis de retenção de líquidos são: problemas renais, cardíacos ou hepáticos; doenças da tireoide que provocam um tipo específico de edema; remédios, como alguns anti-hipertensivos, que podem alterar a permeabilidade dos vasos sanguíneos; reações inflamatórias, como as que ocorrem em reações alérgicas, que alteram a capacidade dos vasos de manter-se competentes contra o extravasamento líquido", afirma o portal do Drauzio Varella.

A mistura de bebida alcoólica com alimentos riscos em gordura, sal e açúcar pode piorar ou criar o inchaço, devido ao processo inflamatório que esses ingredientes causam no corpo.

O tratamento varia de acordo com cada edema, sendo necessária a realização de exames para determinar a verdadeira origem do problema.

De qualquer forma, a sugestão do portal do oncologista é manter um estilo de vida saudável, com a prática regular de exercícios físicos, a redução no consumo de bebidas alcoólicas e a ingestão adequada de água – elemento que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo.

Confira, abaixo, o vídeo compartilhado por Leonardo no Instagram:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade