Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Psoríase de Kim Kardashian volta a ser destaque

Doença de pele é crônica e não tem cura


postado em 06/02/2019 09:40 / atualizado em 06/02/2019 09:51

A empresária e socialite americana Kim Kardashian é portadora da psoríase e vive tendo de esconder as manchas que surgem esporadicamente na pele(foto: Dailymail.co.uk/Reprodução)
A empresária e socialite americana Kim Kardashian é portadora da psoríase e vive tendo de esconder as manchas que surgem esporadicamente na pele (foto: Dailymail.co.uk/Reprodução)

Após ser diagnosticada com psoríase na 6ª temporada do reality show Keeping Up With the Kardashians, do canal E!, da TV paga, a socialite e empresária americana Kim Kardashian, de 38 anos, voltou a comentar sobre o problema de pele ao ser fotografada por paparazzi e receber uma crítica do tabloide britânico Daily Mail no Twitter. "A magnata da maquiagem Kim Kardashian está tendo um dia de pele ruim enquanto se dirige para um seminário de beleza", diz a publicação compartilhada pelo jornal na última terça, dia 5 de fevereiro. "É a psoríase em todo o meu rosto", responde a socialite em post publicado no mesmo dia.

Além ter sentido a necessidade de explicar a pele ruim exibida nas imagens, Kim aproveitou para pedir aos seus 59,5 milhões de seguidores da rede social de 280 caracteres agumas dicas de medicamentos para tratar o problema, que não tem cura.

De acordo com informações divulgadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em seu portal oficial, a psoríase é uma doença de pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. "É cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente. Sua causa é desconhecida, mas pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio-ambiente e à suscetibilidade genética", esclarece a entidade médica.

Como se trata de uma inflamação causada pelo próprio sistema imunológico, as células da pele acabam sendo atacadas, gerando as escamas que se tornam visíveis, como as da Kim Kardashian. "Esse ciclo faz com que as células mortas não consigam ser eliminadas eficientemente, formando manchas espessas e escamosas na pele. Normalmente, essa cadeia só é quebrada com tratamento. É importante ressaltar: a doença não é contagiosa e o contato com pacientes não precisa ser evitado", informa a SBD.

Entre os principais sintomas das psoríase, a entidade médica destaca:

  • Manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas

  • Pequenas manchas brancas ou escuras residuais pós lesões

  • Pele ressecada e rachada; às vezes, com sangramento

  • Coceira, queimação e dor

  • Unhas grossas,  sulcadas, descoladas e com depressões puntiformes

  • Inchaço e rigidez nas articulações

Como existem vários tipos da doença, o dermatologista precisa fazer o devido diagnóstico para indicar a melhor opção terapêutica – não existe cura. "Dependendo do tipo de psoríase e do estado do paciente, os ciclos duram de algumas semanas a meses", diz a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

De maneira geral, o tratamento, nos casos leves, inclui hidratação da pele, aplicação de medicamentos tópicos na região das lesões e exposição diária ao Sol, nos horários e tempo adequados e seguros, com o uso de filtro solar.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade