Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Cuidado com as 'dietas' existentes no Instagram

Especialistas alertam para o 'risco' dos influenciadores digitais


postado em 25/03/2019 14:20 / atualizado em 25/03/2019 18:32

(foto: Instagram/Reprodução)
(foto: Instagram/Reprodução)

Especialistas voltam a alertar para os riscos causados pelos influenciadores digitais nas redes sociais, especialmente no Instagram. A contínua publicação de imagens relacionadas a dietas "extremas" está fazendo com que muitos jovens sofram de desnutrição e distúrbios alimentares. O problema veio à tona após uma famosa digital influencer americana ter admitido que ficou doente após seguir sua própria dieta. A informação foi divulgada pelo jornal inglês The Telegraph.

A americana Yovana Mendoza Ayres, de 29 anos, conhecida na web por Rawvana, possui 1,3 milhão de seguidores no Instagram e quase dois milhões de inscritos no YouTube, admitiu recentemente que ficou doente como resultado de sua dieta vegana de consumo de alimentos crus (ou raw, em inglês) e de jejuns por um período de 25 dias.

A influenciadora, que possui um site para divulgação de seus planos alimentares, foi surpreendida pelos fãs depois que um vídeo postado por outro youtuber mostrou que ela estava comendo peixe. Em resposta, Rawvana afirmou que, por causa de sua dieta, "algo não estava indo bem" com seu corpo, e ela começou a ter problemas com os ciclos menstruais e que os médicos disseram que ela precisava comer mais gordura. Por isso, teria começado a ingerir alimentos cozidos de novo – deixando de lado os vegetais crus, que eram a principal "bandeira" dela.

"Eu não estava ovulando", diz Yovana, citada pelo The Telegraph, em vídeo que explica o motivo pelo qual foi "flagrada" consumindo peixe. "Basicamente, eu estava anêmica e meus níveis da tireoide estavam baixos. Foi muito ruim. Cheguei ao limite", completa a jovem.

De acordo com a nutricionista britânica Rhiannon Lambert, em entrevista para o jornal, muitos de seus clientes ficaram doentes após seguirem o conselho das celebridades do Instagram. "Isso é extremamente preocupante. Com as webcelebridades substituindo profissionais de saúde qualificados, algo precisa ser feito. Eu tenho visto um aumento no atendimento de má nutrição e, em casos severos, de distúrbios alimentares decorrentes de conselhos ruins obtidos de forma online. Dietas de baixas calorias podem ser muito perigosas se seguidas de forma errada. O risco de deficiência de micronutrientes aumenta quando se reduz a ingestão de calorias, mesmo para a dieta vegana e crua. Uma dieta vegana é muito difícil para acertar e requer muita educação nutricional e orientação, especialmente quando se trata das vitaminas D e B12, e de iodo, cálcio, ferro e ômega-3", comenta a especialista ao The Telegraph.

Quem também concorda com os riscos das dietas "da moda" presentes no Instagram é a nutricionista britânica Pixie Turner. "Acho que influenciadores sem graduação em Nutrição não têm o direito de dar conselhos sobre alimentação e nutrição online. Eles podem compartilhar suas opiniões, claro, mas ainda é preciso haver uma clara distinção. Além disso, os influenciadores precisam estar cientes da responsabilidade que têm, particularmente quando combinam suas escolhas alimentares com um corpo esteticamente agradável, sugerindo que 'se você comer desta forma, pode ficar parecido comigo'. O que é uma mentira, já que é a genética influencia mais do que as escolhas alimentares", afirma a especialista ao jornal britânico.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade