Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Cuidado com as receitas caseiras contra a dengue

Cientistas da UFMG alertam contra o uso de medidas preventivas retiradas da internet


postado em 20/05/2019 14:13 / atualizado em 20/05/2019 14:50

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, a capital mineira conta com mais de 15 mil casos confirmados da doença (foto: Pixabay)
Segundo dados da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, a capital mineira conta com mais de 15 mil casos confirmados da doença (foto: Pixabay)
A dengue não dá trégua em 2019. Segundo dados da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, a capital mineira conta com mais de 15 mil casos confirmados da doença. Em meio a confusão de hospitais e postos de saúde cheios, várias pessoas buscam receitas caseiras para prevenir e até curar a dengue, usando ingredientes naturais como cravo e inhame. Mas será que elas são confiáveis? Conversamos com a professora Erna Kroon e com o professor Flávio Guimarães, ambos do departamento de microbiologia da UFMG, para descobrir a verdade.


Repelente caseiro feito de cravos e álcool

O Repelente caseiro é uma das receitas caseiras mais divulgadas para prevenir o mosquito da dengue. A sua preparação é bem simples e pode ser feita por qualquer um, basta deixar 10 gramas de cravos de molho em um litro de álcool durante 4 dias. Mas, infelizmente, a mistura não possui nenhuma comprovação científica de que afasta o aedes aegypti. O professor Flávio alerta que mesmo se o princípio ativo fosse comprovado, o tempo de ação seria muito curto, pois o álcool evapora muito rápido. 

Suco de inhame cru

Maçã, limão, açúcar e inhame cru. O suco de inhame cru é a receita mais controversa dessa lista. Um homem em São José do Rio Preto morreu de intoxicação alimentar depois de tomar o suco para tratar a dengue. Segundo a professora Erna, o problema foi causado por conta das bactérias anaeróbicas presentes na terra que envolve o inhame. Além do perigo de intoxicação, os professores também alertaram que não existe nenhuma comprovação científica da eficácia do suco. 

Cravos da índia cravados no limão

Espete alguns pedaços de cravo da índia em um limão cortado ao meio e deixe em um local arejado. Esta é mais uma das receitas simples da internet que prometem afastar os mosquitos da dengue da sua casa. Mas será que ela tem fundamento? “O cravo tem substâncias irritantes para os insetos. Ao espetar no limão, pode ser que a acidez do fruto elimine alguns elementos voláteis, mas o potencial disso é muito pequeno e não tem resultados concretos para afastar os mosquitos da dengue”, alertou o professor Flávio.

Citronela

A vela de citronela é uma medida que pode ajudar a afastar os mosquitos. Isso acontece por causa do fogo, que libera uma substância da planta que irrita os insetos. Porém, apenas o uso das velas não é o suficiente para garantir a segurança das pessoas nas casas, como dito pela professora Erna. Esfregar a citronela na pele também não ajuda a prevenir contra a dengue, pois o princípio ativo da planta dura pouco tempo.

Mistura de borra de café com água

Vários blogs afirmam que a mistura de quatro colheres de borra de café com um copo de água é capaz de matar as larvas de mosquito da dengue. Segundo o professor Flávio, no entanto, a borra de café não possui nenhum efeito larvicida. Ela apenas absorve a água que fica nos pratinhos. “Essas receitas que não possuem comprovação científica devem ser evitadas em momentos de epidemia. O que devemos fazer é a limpeza da área, eliminar a água, colocar cloro na piscina e areia nos pratinhos”, alertou a professora Erna.  






Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade