Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Protetores solares caseiros funcionam?

Segundo estudo de cientistas americanos, as receitas da internet de protetores solares não protegem contra o sol


postado em 29/05/2019 10:23 / atualizado em 29/05/2019 10:28

Óleo de coco, pasta d água e óxido de zinco são os ingredientes mais usados.(foto: Pexels)
Óleo de coco, pasta d água e óxido de zinco são os ingredientes mais usados. (foto: Pexels)
 Com o preço que estão custando, é natural que algumas pessoas estejam procurando na internet uma alternativa mais barata e natural para substituir o protetor solar. Com uma pesquisa rápida você encontra diversas receitas caseiras, que usam ingredientes bem simples como pasta d’água e óleo de coco. Mas será que elas são realmente seguras? Um estudo feito pela Universidade do Norte da Flórida analisou mais de 120 postagens de receitas de filtro solar na rede social Pinterest e constatou que nenhuma delas oferecia uma proteção confiável. 

Os protetores solares protegem a nossa pele dos danos causados pelos raios ultravioletas (UV), como queimaduras, envelhecimento da pele e câncer. Esta proteção é feita de duas maneiras: com uma barreira física que reflete os raios e com uma barreira química que absorve a radiação. A professora de medicina da UniBH Bárbara Assis também alertou que “o protetor eficaz precisa ter um amplo espectro de proteção contra a radiação, ter fotoestabilidade, ser resistente e ter uma cosmética aceitável”.

No Pinterest, as receitas de protetores solares caseiros são compostas principalmente por óleo de coco, óxido de zinco e cera de abelha. Mas segundo o estudo, o fator de proteção solar (FPS) destas misturas varia entre 1 e 7, bem abaixo dos 30 ou 50 prometidos. Além disso, estas receitas não são testadas por órgãos de fiscalização e não possuem nenhuma garantia de proteção contra os raios UVA e UVB. 

Outra receita caseira bastante divulgada é a do protetor solar feito com pasta d’água e óleos essenciais. “A pasta d’água possui óxido de zinco, que é um protetor físico. Teoricamente poderia funcionar, mas a pessoa ficaria com uma camada bem grossa na cara. Você pode tentar melhorar o aspecto cosmético ao misturar a pasta d’água com outros óleos, mas isso altera as propriedades dela. No final, a gente não tem nenhuma evidência que seja seguro substituir o protetor solar por misturas caseiras”, diz Bárbara. E é melhor não arriscar! Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer, está previsto o aparecimento de 172 mil novos casos de câncer de pele no Brasil em 2019.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade