Publicidade

Estado de Minas PREVENÇÃO

Campanha de vacinação contra o Sarampo vai até 25 de outubro

Foco é nas crianças entre 6 meses e 5 anos de idade; mais de cinco mil casos da doença foram confirmados no Brasil nos últimos três meses


postado em 07/10/2019 15:49

Segundo a ONU, os casos de Sarampo triplicaram no mundo durante o primeiro trimestre de 2019(foto: Hyttalo Souza/Unsplash)
Segundo a ONU, os casos de Sarampo triplicaram no mundo durante o primeiro trimestre de 2019 (foto: Hyttalo Souza/Unsplash)
Vai até o dia 25 deste mês a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, que começou nesta segunda-feira (7). Postos de saúde de todo o país já estão preparados para receber mais de dois milhões de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade. Entre 18 e 30 de novembro, uma segunda fase da campanha vai focar nos adultos entre 20 e 29 anos. A meta do Ministério da Saúde é vacinar mais de 16 milhões de pessoas, no total.


O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus do gênero morbillivirus. Segundo o Ministério da Saúde, um indivíduo infectado pode transmitir a enfermidade para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A transmissão acontece por meio das pequenas gotículas que expelimos quando tossimos ou espirramos. Os sintomas costumam aparecer depois de três dias e incluem mal-estar intenso, manchas vermelhas no rosto, febre e irritação nos olhos. O sarampo pode causar várias sequelas, como pneumonia, otite e encefalite aguda. Neste ano, já foram registrados 6 mortes por conta de complicações da doença.
A única forma de evitar o sarampo é se vacinando, pois não existe um tratamento. No Brasil, a imunização é realizada através da aplicação de duas doses.

Vale lembrar que qualquer pessoa pode se dirigir a um posto de saúde para se vacinar gratuitamente, independente de estar na faixa etária das campanhas.

Abaixo, veja algumas informações importantes sobre a vacinação contra o sarampo:

Com qual idade as crianças devem se vacinar contra o sarampo?

  • Dose zero: Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 (um) ano devem ser vacinadas ("dose extra")

  • 1ª dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano)

  • 2ª dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida

Quantas doses da vacina tríplice viral são necessárias?

  • Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas 1 (uma) dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina. Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente
Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

  • De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses

  • De 30 a 49 anos - Apenas uma dose

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade