Publicidade

Estado de Minas CHUVAS

Saiba como proceder após entrar em contato com água de enchentes, enxurradas e alagamentos

Doenças como leptospirose, hepatite B e tétano podem ser transmitidas por água acumulada nas ruas


postado em 30/01/2020 15:03 / atualizado em 31/01/2020 17:38

Água acumulada nas ruas durante chuvas, podem causar diversas doenças infecciosas, como leptospirose, hepatite B e tétano(foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Água acumulada nas ruas durante chuvas, podem causar diversas doenças infecciosas, como leptospirose, hepatite B e tétano (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
A chuva histórica que castigou Belo Horizonte e outras cidades da região metropolitana nos últimos dias, provocou alagamentos, enchentes e enxurradas em diversos locais. Seja dentro de um restaurante, na garagem do prédio ou atravessando uma rua antes de chegar em segurança na sua casa, se você deu o azar de ter entrado em contato com a água acumulada pela cidade, deve estar se perguntando se sua saúde está em risco.

Leia mais:

Segundo o infectologista Carlos Starling, diretor da Sociedade Mineira de Infectologia, a preocupação é extremamente válida. "A água da enxurrada carrega consigo diversos tipos de bactérias, que podem causar doenças como hepatite B, leptospirose e tétano", alerta o médico. "Ferimentos abertos também representam um perigo ainda maior, pois podem ser facilmente contaminados com o material fecal presente em esgotos, por exemplo", completa o especialista.

Leptospirose

Doença muito mencionada durante a época de enchentes, a leptospirose é causada por uma bactéria presente principalmente na urina dos ratos. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter tido um corte ou algum machucado exposto à água da enxurrada para contrair a infecção. "A bactéria consegue penetrar na pele, abrindo o seu próprio caminho", diz o infectologista. Os sintomas podem aparecer tanto no próximo dia quanto nas semanas seguintes ao contágio e incluem: febre, dor muscular, alteração de fluxo urinário, aparecimento de manchas na pele, dor de cabeça e sangramentos. Em caso de suspeita, procure um médico com urgência, pois a leptospirose pode ser fatal.

Hepatite B

A água acumulada nas ruas também pode estar carregada com diversos tipos de microorganismos que podem provocar a hepatite B. Entre os principais sintomas da doença estão a dor de cabeça, febre e alteração da coloração da pele e dos olhos, que ficam amareladas. Assim como na leptospirose, o paciente deve procurar o pronto atendimento assim que tiver alguma suspeita do quadro, pois a doença pode causar danos sérios ao fígado do paciente.

Tétano

Causada pela bactéria Clostridium tetani, o tétano é uma doença grave, que também pode ser transmitida por água de enchentes, enxurradas ou alagamentos. Infelizmente, não adianta procurar um posto para tomar a anti-tetânica depois do contágio. "A vacina serve para prevenção dos acidentes futuros. Ela não vai combater a bactéria que já está desenvolvendo dentro do seu organismo", alerta o infectologista.

Outros cuidados

O perigo não fica restrito apenas a quem está na rua, em contato direto com a água. A inundação das galerias de esgoto faz com que vários animais peçonhentos, como escorpiões e aranhas, procurem abrigo dentro das casas. "Os escorpiões adoram lugares escuros, como sapatos", diz o Carlos Starling. Em caso de picadas, vá diretamente para um pronto socorro. Caso a sua caixa d’água tenha sido contaminada pela água da chuva, dê preferência para água mineral, comprada em estabelecimentos, ou fervida. Talheres e outros utensílios que entraram em contato com a enxurrada devem ser lavados com água e sabão, e depois mergulhados durante cinco minutos na água fervente.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade