Publicidade

Estado de Minas CONTEÚDO PATROCINADO

Hospital Libertas, em BH, nasce preparado para novos desafios

Diretor da Fundação São Francisco Xavier, Salvador Prado Junior, avalia que os ensinamentos da pandemia serão de grande importância na nova unidade de saúde que será inaugurada na capital mineira em 2022


postado em 20/10/2021 17:05 / atualizado em 20/10/2021 17:07

Antiga sede da Usiminas, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, que está sendo transformada no Hospital Libertas, da Fundação São Francisco Xavier, braço social da tradicional siderúrgica mineira(foto: Gláucia Rodrigues/Divulgação)
Antiga sede da Usiminas, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, que está sendo transformada no Hospital Libertas, da Fundação São Francisco Xavier, braço social da tradicional siderúrgica mineira (foto: Gláucia Rodrigues/Divulgação)
Em meio à crise sanitária provocada pela Covid-19, onde, infelizmente, a maioria das notícias foram ruins, a população de Belo Horizonte recebe uma ótima novidade na área da saúde. É que a cidade vai ganhar um novo hospital, o Libertas, que já começou a ser instalado na icônica sede da Usiminas, próximo à avenida Carlos Luz, na Pampulha. A nova unidade de saúde está sendo construída pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), braço social da tradicional companhia siderúrgica mineira.

Para a construção e implantação do Hospital Libertas, a FSFX está investindo R$ 280 milhões - recursos que também abrangem investimentos para a consolidação do plano de saúde Usisaúde. O empreendimento vai gerar, aproximadamente, 2 mil empregos (diretos e indiretos) e a inauguração está prevista para março de 2022. Na etapa inicial, serão abertos 140 leitos para atendimento de alta e média complexidade, número que chegará a 380 em uma segunda etapa de inauguração.

O Libertas abrirá as portas já com 250 médicos, além de enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais de suporte. Serão oferecidos atendimentos de urgência e emergência 24h, entre outros serviços, incluindo cuidados especiais para idosos. A nova unidade de saúde traz, ainda, exames de alta tecnologia e uma unidade de pronto-socorro.

Para saber mais detalhes sobre o Hospital Libertas e seus benefícios para a população de Belo Horizonte e da região metropolitana da capital mineira, Encontro conversou com o presidente da Fundação São Francisco Xavier, Salvador Prado Junior. Confira a entrevista:

ENCONTRO - Quais são os principais benefícios do Libertas para BH?

SALVADOR PRADO JUNIOR - Vamos trazer para BH o que há de melhor em nossa entidade que tem mais de 52 anos de história e, inclusive, administra o Hospital Márcio Cunha que possui 56 anos de existência. Será uma estrutura para atender casos de média e alta complexidade, com tecnologia avançada, profissionais altamente capacitados e um tratamento humanizado que é o foco da instituição.

Por que a cidade foi escolhida para receber esse investimento?

A Fundação já tinha interesse em expandir a sua área de atendimento. Belo Horizonte, com ênfase na região da Pampulha e vertente norte tem crescido muito. Esse estudo começou em agosto de 2020 e contou com a participação de pessoas de diversos setores para discutir este projeto do novo hospital. Belo Horizonte é uma Região Metropolitana que tem grande demanda por atendimento médico-hospitalar e ela sempre fez parte do nosso plano de expansão. A grande maioria das unidades hospitalares se concentra na região centro-sul da cidade. O nosso hospital vai trazer uma grande contribuição para a comunidade de toda a região de BH.

Com a pandemia e todos os problemas que vieram por consequência, quais são os maiores desafios para a implantação do hospital?

A área da saúde tem vivido um momento desafiador com o novo coronavírus. A Fundação não poupou esforços para continuar atuando com assistência humanizada ao paciente. Seguimos os protocolos da OMS e nossos protocolos internos. Estamos enfrentando essa pandemia com um trabalho que tem sido reconhecido pela população e por entidades ligadas à saúde. Desde o início da pandemia, os hospitais administrados pela Fundação São Francisco Xavier assumiram seu protagonismo de tal forma que em cada município onde estamos inseridos, não foi necessária a construção dos chamados Hospitais de Campanha. Passamos a exercer este importante papel junto a população e, por meio da adoção de protocolos de segurança, ainda mantivemos de forma segura o atendimento para a população não Covid, uma vez que as demais patologias incluindo cardiovasculares, neurológicas, oncológicas e o trauma, dentre outras, continuaram ocorrendo em nosso meio. Essa experiência adquirida e construída junto às nossas equipes também reverterá a favor do Hospital Libertas.

O que você pode dizer sobre os diferenciais do Libertas?

A FSFX tem um histórico marcado por constante evolução. Ao longo de mais de 52 anos, a Instituição mantém uma gestão de todas as unidades hospitalares, em que administra, marcada pela responsabilidade, pela oferta de atendimentos de excelência, garantindo a adoção das melhores práticas de segurança disponíveis no setor, com uma assistência à saúde digna, qualificada e humanizada. E é com essa expertise que iremos contribuir imensamente para a saúde dos belo-horizontinos e da população que busca a cidade para se tratar com o Hospital Libertas. O nosso Hospital nascerá sustentável, inovador, plural e acima de tudo respeitando o que temos de mais valioso: o ser humano.

O mundo ainda sofre as consequências do novo coronavírus e especialistas alertam que outras pandemias podem surgir nos próximos anos. Podemos dizer que o novo hospital já nasce mais preparado para enfrentar possíveis problemas como o que estamos vivendo agora?

O mundo passa por uma pandemia que deixa muito aprendizado para todos nós, principalmente da área da saúde. Durante toda a pandemia, a FSFX fez investimentos em todas as suas unidades hospitalares. Foi um esforço conjunto e coordenado. Tudo foi pensado com estratégia e da melhor maneira para atender de forma eficiente os pacientes. Assim continuamos nessa linha de atuação e, certamente, não pouparemos esforços para enfrentar os novos desafios que possam surgir da melhor maneira possível.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade