Publicidade

Estado de Minas PARCERIA

MRV e Renault apostam na mobilidade compartilhada

Compartilhamento de carros terá emissão zero em condomínios residenciais


postado em 09/11/2018 07:58 / atualizado em 09/11/2018 08:00

Caique Ferreira, diretor de comunicação da Renault, entrega a chave do Zoe a Raphael Lafetá, diretor de Relações Institucionais da MRV(foto: Marcelo Machado de Melo/MRV/Divulgação)
Caique Ferreira, diretor de comunicação da Renault, entrega a chave do Zoe a Raphael Lafetá, diretor de Relações Institucionais da MRV (foto: Marcelo Machado de Melo/MRV/Divulgação)
A Renault realizou a entrega do milésimo carro 100% elétrico da marca na América Latina na última quinta, dia 8 de novembro, no Salão do Automóvel de São Paulo. O veículo – um Renault Zoe – fará parte de um estudo de mobilidade elétrica compartilhada da construtora mineira MRV Engenharia em parceria com a montadora francesa. A cerimônia de entrega ocorreu na área New Mobility, onde a fabricante tem estande próprio e expõe os modelos elétricos Zoe, Twizy e Kangoo, além de informações sobre projetos desenvolvidos por clientes com a linha "zero emissão" da marca.

"A entrega do milésimo veículo 100% elétrico na América Latina é reflexo do nosso pioneirismo no setor. Desde 2015 comercializamos veículos elétricos a empresas com projetos de sustentabilidade. Para nós, é um orgulho participar de mais uma iniciativa inovadora envolvendo um veículo de nossa gama zero emissão", afirma Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault para a América Latina.

Vale lembrar que na última terça (6), a montadora anunciou, durante sua coletiva de imprensa no Salão do Automóvel de São Paulo, o início da venda do Renault Zoe também ao cliente final.

"Essa parceria visa ao estudo do acesso à mobilidade elétrica compartilhada em empreendimentos do segmento econômico de forma complementar aos meios de transporte disponíveis. A parceria entre a MRV e a Renault traz o viés sustentável e o caráter inovador das duas empresas de segmentos distintos, promovendo a sinergia entre o carro elétrico e a energia limpa geradas pelas placas fotovoltaicas dos empreendimentos da MRV", afirma Raphael Lafetá, diretor de Relações Institucionais da MRV Engenharia.

Mobilidade elétrica e conectada

A MRV Engenharia é a primeira construtora da América Latina a implantar energia solar fotovoltaica em larga escala para o segmento de imóveis econômicos. A parceria com a Renault representa um novo passo no uso da energia limpa e inesgotável pela construtora, desta vez na área da mobilidade, com o MRV SIM (Sustentabilidade, Inovação e Mobilidade). A primeira etapa do estudo envolve disponibilizar dois Renault Zoe para os moradores dos dois principais empreendimentos com energia fotovoltaica da construtora, um localizado em Belo Horizonte (MG), e outro em São Paulo (SP). Os veículos serão utilizados de forma compartilhada pelos moradores como uma alternativa aos meios de transporte do dia a dia.

A gestão do compartilhamento dos carros será feita por meio do aplicativo Renault Mobility, que a marca também testa pela primeira vez com público externo no país.

A MRV Engenharia prevê a totalidade de lançamentos de empreendimentos autossuficientes em energia elétrica nas áreas comuns até o final de 2022. Os resultados do estudo realizado em Minas e em São Paulo poderão guiar futuras projetos semelhantes da marca em outros condomínios, também em parceria com a Renault.

Pioneira no segmento de veículo elétricos, a Renault é líder deste mercado no Brasil, com mais de 50% de participação. Os veículos zero emissão da marca circulam em várias cidades, como Curitiba (PR), São Paulo, Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Belo Horizonte, Salvador (BA) e Fernando de Noronha (PE). O Renault Zoe, disponível à venda para todos os clientes do país, é o veículo elétrico mais comercializado na Europa e tem mais de 100 mil unidades emplacadas em todo o mundo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade