Publicidade

Estado de Minas

Patrimônio da Humanidade, Pampulha ganha rota turística com jardineira antiga

O veículo de 1957 fará um passeio pelos principais atrativos do conjunto arquitetônico modernista projetado por Oscar Niemeyer


postado em 20/10/2016 14:28

A jardineira de 1957 faz parte do acervo do Museu de Objetos e Veículos Antigos e fará um passeio turístico pelos atrativos do Conjunto Moderno da Pampulha(foto: Ricardo Laf/Belotur/Divulgação)
A jardineira de 1957 faz parte do acervo do Museu de Objetos e Veículos Antigos e fará um passeio turístico pelos atrativos do Conjunto Moderno da Pampulha (foto: Ricardo Laf/Belotur/Divulgação)
Para quem quiser visitar o Conjunto Moderno da Pampulha, que se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade este ano, uma nova opção é o Pampulha Retrô Tour, uma nova rota turística que será feita com uma jardineira da marca Chevrolet de 1957. A novidade é fruto de uma parceira entre a Belotur, a Associação Cultural dos Amigos do Museu de Arte da Pampulha e o Instituto Cultural Artigos e Carros de Época (Museu de Objetos e Veículos Antigos).

O público será levado a conhecer os principais atrativos da Pampulha, projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, entre eles, a Igrejinha São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha e a Casa JK. O Pampulha Retrô Tour funcionará aos sábados, domingos e feriados até dezembro deste ano.

"Num trabalho em conjunto entre Belotur e Fundação Municipal de Cultura, integradas com outras pastas da prefeitura, temos atuado diariamente para melhorar a infraestrutura da Pampulha, visando receber visitantes. Agora, apresentamos o Pampulha Retrô Tour, que vai dar outra opção de transporte aos visitantes, com todas as características especiais que possui, nos remetendo à época de inauguração do Conjunto Moderno, na década de 1940. É um projeto realmente muito especial e que, com certeza, irá impulsionar o turismo na Pampulha e em Belo Horizonte", exalta Leônidas Oliveira, presidente da Belotur.

Uma curiosidade sobre a jardineira é que esse modelo da Chevrolet ganhou o apelido de "Marta Rocha" no Brasil. Isso porque ele foi lançado na mesma época em que a baiana Marta Rocha foi eleita Miss Brasil e, em seguida, perdeu o título de Miss Universo por apenas 5 cm – sua concorrente, a americana Miriam Stevenson, tinha o quadril maior.

Itinerário

O Pampulha Retrô Tour terá a seguinte rota: partida da Igreja São Francisco de Assis e paradas na Casa JK, no Museu Brasileiro do Futebol, no Iate, passa pela Casa do Baile e para no MAP, para, então, retornar.

Nos horários das 9h e das 14h, o itinerário muda, e passa a ser: sai da Igreja São Francisco de Assis, para no Parque Ecológico, no Zoológico, na Casa JK, no Museu Brasileiro do Futebol, no Iate,  passa pela Casa do Baile, para no MAP e retorna.

Serviço:

Data: de 22/10 a 18/12
Horário*: sábados, domingos e feriados às 9h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h e 17h
Ingresso: R$ 20
Ponto de venda: Igreja São Francisco de Assis (em frente à praça, na alameda)


* Nos dias de jogos no Mineirão, quatro horas antes da partida, a jardineira deixará de passar pelo Museu Brasileiro do Futebol

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade