Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Sabia que 90% dos casos de AVC podem ser evitados?

O Acidente Vascular Cerebral matou mais de 100 mil brasileiros em 2015


postado em 30/10/2017 08:42 / atualizado em 30/10/2017 08:57

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda doença que mais mata e a primeira que mais deixa incapacitados no Brasil. Apenas em 2015, mais de 100 mil pessoas morreram em decorrência do AVC. Do total, quase 4,6 mil mortes foram de pessoas com menos de 45 anos, de acordo com os últimos dados catalogados pelo Ministério da Saúde, que registrou, no mesmo ano, 212.047 internações relacionadas à doenla, que pode ser provocada por obstrução de artéria ou mesmo rompimento de vasos sanguíneos.

O total de casos e de problemas gerados pelo AVC poderiam ser menores se fossem adotadas medidas preventivas. "Trata-se de uma doença grave, autoimune e incapacitante, mas que tem uma grande capacidade de prevenção", afirma Rubens Gagliardi, diretor científico da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

Segundo a ABN, 90% dos casos de AVC estão ligados a fatores que podem ser modificados ou prevenidos. A doença pode ser prevenida por meio das seguintes ações: controle da pressão arterial; prática de exercícios físicos moderados cinco vezes na semana; manutenção de dieta saudável e balanceada com mais frutas e verduras e menos sal; redução e controle do colesterol; manutenção do peso adequado; não fumar e evitar exposição passiva ao tabaco; redução da ingestão de álcool; identificação e tratamento da fibrilação atrial; prevenção do diabetes, com acompanhamento médico; e mais conhecimento sobre o AVC.

De acordo com a organização, um terço dos AVCs ocorre em pacientes que já tiveram o problema ou que sofreram um Acidente Isquêmico Transitório (AIT) prévios. Medidas para controlar a pressão arterial e a fibrilação atrial são algumas das que podem dificultar a ocorrência da doença.

Controle do sal

O Ministério da Saúde espera reduzir em 15% os óbitos por AVC e 10% por infarto como resultado das ações do Plano Nacional de Redução de Sódio em Alimentos Processados, que tem a meta de tirar 28.562 toneladas de sódio dos alimentos processados até 2020.

Até o momento, segundo o ministério, mais de sete mil toneladas do componente químico já foram retiradas das gôndolas dos supermercados. Além disso, para reduzir o número de internações e óbitos no país por doenças crônicas, foi lançado o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, que tem a expansão da atenção básica como uma das principais ações de enfrentamento.

Menores de 45 anos

O médico Rubens Gagliardi lembra que o AVC já chegou a ser a principal causa de morte no Brasil. Agora, apesar da diminuição dos casos, o que tem chamado a atenção é o crescimento da ocorrência entre pessoas mais jovens, com menos de 45 anos.

Questionado quanto a uma possível tendência, ele pondera: "É uma evidência. O estilo de vida das pessoas tem mudado. Hoje, o jovem fica mais exposto ao estresse, há muito uso de drogas ilícitas entre os jovens, encontramos muitos deles obesos. Esses fatores todos podem favorecer o AVC".

No caso dos mais jovens, o Acidente Vascular Cerebral também pode estar relacionado à ocorrência de lesão na parede do vaso que leva sangue para o cérebro, por exemplo, em caso de acidente de carro. No caso de crianças, os fatores mais comuns são as doenças genéticas, segundo o Ministério da Saúde.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade