Qual o melhor exercício para deixar o corpo em forma, pilates ou musculação?

Especialista fala sobre essas duas atividades físicas, muito procuradas nas academias

por Da redação com assessorias 05/12/2017 11:58

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Ao contrário da musculação, no pilates, o fortalecimento do corpo é feito usando o peso da própria pessoa, o que diminui o risco de lesões (foto: Pixabay)
Nas academias, não é incomum que os clientes tenham dúvida em relação ao exercício mais adequado para tonificar o corpo. Um exemplo são as diferenças entre o pilates e a musculação e os resultados que oferecem. "Os dois tipos de exercícios são excelentes para trabalhar a musculatura do corpo, mas a abordagem e a proposta de cada um deles é muito diferente", comenta o educador físico Douglas Paiva, da Pure Pilates.

O especialista lembra que a escolha entre uma modalidade de exercícios ou outra deve levar em consideração o estilo de vida e os objetivos da pessoa. "No pilates, você usa principalmente o seu próprio peso corporal para fazer os exercícios e desenvolver os músculos, a resistência e a flexibilidade", comenta o educador físico.

Os treinos com pesos, que são a base da musculação, podem trazer inúmeros benefícios para o corpo, como o alinhamento da coluna, a prevenção de dores musculares e a atrofia. Esses exercícios também são indicados para retardar o envelhecimento dos músculos, trabalhar a autoestima e auxiliar no emagrecimento, já que a prática melhora o funcionamento do metabolismo, segundo Douglas Paiva.

Por sua vez, o pilates é um exercício que procura desenvolver não apenas o corpo, mas também a mente e o espírito de forma completa. "Assim como a musculação, o pilates também desenvolve a musculatura, aumenta a força do tronco e alinha a coluna. Mas trabalha outros aspectos importantes para o desenvolvimento corporal, como a respiração, a flexibilidade e a concentração", esclarece o especialista.

Confira abaixo algumas diferenças entre os dois tipos de atividade física:

Pilates

  • Indicado para desenvolver a flexibilidade e a concentração

  • Exercício de baixo impacto, evitando lesões

  • Nele você usa principalmente o próprio peso corporal para fazer os exercícios

  • Alguns movimentos podem ser feitos sem equipamentos

Musculação

  • Indicado para retardar o envelhecimento dos músculos

  • Exercício de maior impacto, com mais chances de lesão

  • Na musculação, você usa outros pesos para realizar os movimentos

  • Costuma exigir um ambiente com máquinas para exercer os movimentos

"O pilates ainda tem a vantagem de ser um exercício de baixo impacto, o que previne lesões e até serve, em alguns casos, como forma de tratamento fisioterapêutico", explica Douglas Paiva.

Além disso, muitos praticam musculação com o objetivo de fazer com que os músculos cresçam e se desenvolvam, no entanto, se interrompida, não é incomum que a firmeza deles se perca. Já com o pilates os músculos se tornam definidos e mais fortes de forma permanente.

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