Publicidade

Estado de Minas MEIO-AMBIENTE

Inverno de 2018 não deve trazer surpresas

Sem os fenômenos La Niña e El Niño, estação deve se manter fria e seca


postado em 21/06/2018 09:27 / atualizado em 21/06/2018 09:40

(foto: João Paulo Martins/Encontro)
(foto: João Paulo Martins/Encontro)
Começou na manhã desta quinta, dia 21 de junho, mais precisamente às 7h07, o Inverno no Hemisfério Sul, estação que terminará no dia 22 de setembro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), historicamente, esta época do ano é menos chuvosa nas regiões sudeste, centro-oeste e em grande parte da região norte.

Com a diminuição das chuvas – que ficam mais concentradas no noroeste da Amazônia, em Roraima, e no extremo sul do país – diminui também a umidade relativa do ar, o que pode levar ao aumento do número de queimadas e incêndios florestais, além de doenças respiratórias.

São características do Inverno as incursões de massas de ar frio e polar vindas do sul do continente, o que causa queda acentuada da temperatura e formação de nevoeiros e névoas úmidas no sul, sudeste e centro-oeste. Aumenta também a incidência de geadas nas regiões sul e sudeste, bem como no sul de Mato Grosso do Sul. Há também a possibilidade de neve nas áreas serranas e de planaltos da região sul.

De acordo com o Inmet, a estação apresenta ainda "episódios de friagem" em Roraima, no Acre e sul do Amazonas.

O Inmet informa que desde a primavera de 2017, a temperatura das águas do oceano Pacífico Equatorial tem se mantido abaixo da média, caracterizando o fenômeno La Niña. No entanto, a partir da segunda quinzena de abril de 2018, as anomalias atmosféricas típicas do La Niña "enfraqueceram consideravelmente". Com isso, as condições de neutralidade se estabeleceram durante o mês de maio deste ano em todo o Pacífico Tropical. A expectativa é de que este padrão de neutralidade se mantenha durante o inverno e a primavera de 2018.

Ainda de acordo com o Inmet, há um "indicativo" de que possivelmente o fenômeno El Niño ocorrerá no final da Primavera e início do Verão 2018/2019. Isso, no entanto só será confirmado nas próximas previsões climáticas.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade