Publicidade

Estado de Minas DIA NACIONAL DO VOLUNTARIADO

Casal trocou o Brasil pela África para se dedicar ao voluntariado

Letícia saiu de Nova Lima (MG), e Eduardo, de Campo Grande (MS). Os dois deixaram tudo para trás para ajudar o próximo


postado em 28/08/2019 18:45 / atualizado em 29/08/2019 15:38

O casal Letícia Miranda e Eduardo Rezek, na África(foto: Instagram/@voluntariosnocaminho/Reprodução)
O casal Letícia Miranda e Eduardo Rezek, na África (foto: Instagram/@voluntariosnocaminho/Reprodução)
Há quase 2 anos, a mineira Letícia Miranda e seu marido, Eduardo Rezek - o Mano, como é mais conhecido -, deixaram suas profissões, no comércio exterior e na medicina veterinária, respectivamente, para se dedicarem ao trabalho voluntário em tempo integral, uma decisão que transformou suas vidas. Neste Dia Nacional do Voluntariado (28 de agosto) vale a pena conhecer um pouquinho da história inspiradora desse casal.

Sem medir esforços para ajudar o próximo, Letícia saiu de Nova Lima, na Grande BH, e Mano, de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul para seguir por uma rota de solidariedade. A decisão foi tomada depois que eles descobriram que se sentiam mais felizes quando estavam praticando o trabalho social.

Letícia e Mano já estiveram em diversos lugares do Brasil e agora estão em Moçambique, na África, coordenando um centro da organização Fraternidade sem Fronteiras (FSF).  São 29 unidades onde eles organizam a logística para distribuição de alimentos e outros itens às comunidades.

Na trilha do voluntariado o importante é ajudar da melhor forma possível. Assim, eles trabalham no que for preciso. Na logística de alimentos, fazendo pão, faxina, ajudando com as crianças ou na construção civil. Vivem com doações por meio de financiamento coletivo e pela "providência divina", como diz Letícia. "Dizem que quando cuidamos das coisas de Deus, Ele cuida das nossas. Achamos que na verdade Ele cuida primeiro, a cada passo do nosso caminho vivenciamos a providência divina", garante Letícia. Para o casal, o voluntariado foi a decisão mais acertada que tomaram.

Letícia lembra que ainda no Brasil eles foram se acostumando a consumir menos, a viver com menos coisas e mais felicidade. Depois compraram uma Kombi e partiram para lugares onde pudessem ajudarTriângulo MineiroBrumadinho (MG); Norte de Minas; no Vale do Jequitinhonha; Campo Grande (MS), foram até o Pantanal e o Paraguai e, agora, estão na África. Até quando? Não sabem dizer. "Estamos prontos para o que der e vier, vamos onde precisarem de nós, sem restrições políticas, religiosas ou geográficas", diz Letícia.

E para quem tem um projeto na cabeça, na gaveta ou no coração, Letícia e Mano dizem que não vale a pena esperar pelo melhor momento para começa-lo. Segundo eles, o melhor momento é agora e as soluções vão surgindo no caminhoPara conhecer mais sobre a trajetória de Letícia e Mano, você pode acessar o Instagram deles:@voluntariosnocaminho

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade