Publicidade

Estado de Minas CIDADE

Lagoa do Parque Municipal é um atrativo à parte

Muitos visitantes aproveitam a tranquilidade da área verde para navegar no espelho d'água de quase 8 milhões de m³


postado em 26/09/2019 13:48 / atualizado em 26/09/2019 15:26

A Lagoa dos Barcos no Parque Municipal possui volume de 7.939,470 m³ e área de 8.074,12 m²(foto: Flickr/PBH/Adão de Souza/Reprodução)
A Lagoa dos Barcos no Parque Municipal possui volume de 7.939,470 m³ e área de 8.074,12 m² (foto: Flickr/PBH/Adão de Souza/Reprodução)
Grandes cidades que possuem recursos hídricos em seus territórios, como rios, lagos e lagoas, podem ser consideradas privilegiadas. É o caso de Belo Horizonte, que, além da famosa lagoa da Pampulha, possui um espelho d'água dentro do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no centro da capital mineira.

A Lagoa dos Barcos, é um atrativo turístico do parque e possui volume de 7.939,470 m³ e área de 8.074,12 m², possibilitando que os visitantes façam passeios de barco que são oferecidos por prestadores de serviços credenciados junto à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Diariamente, cerca de 50 pessoas navegam no local. Já nos finais de semana, o número é bem maior, chegando a quase 1 mil visitantes.

A Lagoa do Quiosque também atrai muitos visitantes no Parque Municipal(foto: Flickr/PBH/Breno Pataro/Divulgação)
A Lagoa do Quiosque também atrai muitos visitantes no Parque Municipal (foto: Flickr/PBH/Breno Pataro/Divulgação)
Segundo a PBH, devido ao alto fluxo de circulação na Lagoa dos Barcos, a manunteção é feita três vezes ao dia, para que um barco recolha os resíduos que eventualmente caem nas águas. Além disso, no local, existe um chafariz e uma cascata que contribuem para a oxigenação da água

O espelho d'água do Parque Municipal ainda é habitado por várias espécies de peixes e aves, como patos, garças e pombos. Além disso, as margens da lagoa são cercadas por plantas ornamentais, árvores e bancos que tornam o local um refúgio para quem procura tranquilidade

Além da Lagoa dos Barcos, o parque conta com mais duas lagoas menores, quatro cascatinhas e vários olhos d'água espalhados pela área verde. No local, há também a passagem canalizada do córrego Acaba Mundo, que sai do parque JK, no bairro Comiteco, e deságua no ribeirão Arrudas.

Curiosidades

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti foi fundado no dia 26 de setembro de 1897, sendo, portanto, mais antigo que Belo Horizonte, uma vez que a capital mineira foi inaugurada no dia 12 de dezembro do mesmo ano.

Outro fato curioso sobre o local é que ele já foi bem maior do que hoje. Atualmente limitado entre as avenidas Afonso Pena e Andradas; rua Carandaí e Alameda Ezequiel Dias, o Parque Municipal, chegava até às avenidas Alfredo Balena, Francisco Sales e Assis Chateaubriand.

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti também faz parte da história do futebol brasileiro. No dia 25 de março de 1908, um grupo de estudantes se reuniu no coreto do parque, local onde fundaram um time de futebol que se tornou o Clube Atlético Mineiro. No centenário do Galo (em 25 de março 2008), foi instalada uma placa ao lado do coreto como homenagem aos fundadores.

Parque municipal Américo Renné Giannetti
Endereço: av. Afonso Pena 1377, Centro, Belo Horizonte/MG
Funcionamento: de terça-feira a domingo das 6h às 18h
Entrada gratuita (a navegação na lagoa é paga)
Informações: (31) 3277-4161

(com assessoria de imprensa da PBH)

*Publicado originalmente em 10/08/2017

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade