Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Conheça as vacinas contra a gripe para 2019

Anvisa liberou o uso de seis imunizantes no Brasil


postado em 21/03/2019 14:22 / atualizado em 21/03/2019 14:18

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 2019 foram aprovadas para uso no Brasil seis vacinas contra a gripe causada pelo vírus Influenza. "Os produtos autorizados são os que fizeram a atualização das cepas do vírus da gripe, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde [OMS] e da Resolução 2.714, de outubro de 2018, da agência", informa a Anvisa por meio de texto publicado em seu site oficial.

A Vigilância Sanitária autorizou o uso dos seguintes imunizantes no país, este ano: Fluarix Tetra, da GlaxoSmithKline; Influvac e Influvac Tetra, da Abbott; vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada), do Instituto Butantan; vacina influenza trivalente (subunitária e inativada), da Medstar; e Vaxigrip, da Sanofi-Aventis.

Vale lembrar que as vacinas que imunizam contra o Influenza são sazonais e geralmente se modificam a cada ano, para proteger a população vulnerável de cepas virais que estejam em circulação. "Normalmente, a OMS divulga, no mês de setembro, a recomendação das cepas de vírus Influenza que devem ser utilizadas na produção das vacinas para o hemisfério sul, para uso no ano seguinte", diz a Anvisa.

No Brasil, em 2019, seguindo as determinações da OMS e de acordo com a Resolução 151, de 2017, da Anvisa, as vacinas influenza trivalentes a serem usadas no país, neste ano, devem conter, obrigatoriamente, três tipos de cepas de vírus em combinação e devem observar as seguintes especificações: um vírus similar ao Influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1); um vírus similar ao Influenza A/Switzerland/8060/2017 (H3N2); e um vírus similar ao Influenza B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87).

"As vacinas influenza quadrivalentes, contendo dois tipos de cepas do vírus Influenza B, deverão conter um vírus similar ao Influenza B/Phuket/3073/2013 [linhagem B/Yamagata/16/88], adicionalmente aos três tipos de cepas especificadas acima", diz a Vigilância Sanitária em seu site.

(com portal da Anvisa)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade