Publicidade

Estado de Minas SEGURANÇA

Maioria dos brasileiros é contra a posse de armas

Isso é o que aponta uma pesquisa do Datafolha


postado em 12/04/2019 11:28 / atualizado em 12/04/2019 11:36

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Na última quinta, dia 11 de abril, o jornal Folha de S. Paulo divulgou uam pesquisa do Instituto DataFolha que mostra que a maioria dos brasileiros é contrária à posse de arma e teme que os agentes de segurança possam atirar "livremente" em suspeitos como autodefesa. Essas propostas fazem parte do projeto atual governo para a segurança pública.

De acordo com a Folha, os dois pontos questionados pela pesquisa e reprovados pelos entrevistados fariam parte do pacote anticrime entregue ao Congresso Nacional pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

O Datafolha aponta que a posse de arma, que é uma das principais causas defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro, deve ser proibida para 64% dos entrevistados. Para 72% dos que responderam, a sociedade não fica mais segura com pessoas armadas com o intuito de se protegerem.
51% das pessoas que responderam à pesquisa afirmam ter mais medo do que confiança na polícia; 47% dizem ter mais confiança do que medo.

Segundo a pesquisa divulgada pela Folha, 81% dos entrevistados afirmam que a polícia não pode ter liberdade para atirar em suspeitos sob risco de atingir inocentes. Já 17% apoiam esse ato e 1% não sabe ou não quis opinar.

Na opinião de 79%, policiais que matam suspeitos durante abordagens devem ser investigados, mas para 19% isso não cabe e 1% não sabe responder.

Contraponto

Em sua conta oficial no Twitter, que foi aberta recentemente, o ministro Sérgio Moro criticou a pesquisa divulgada pelo jornal paulista. Segundo ele, "a pesquisa mal feita apenas reforça a necessidade de continuar explicando o projeto de lei anticrime".

"Pesquisa do Datafolha rendeu manchete na Folha de São Paulo, 'maioria é contra pontos-chave de pacote anticrime de Moro'. Bem, nenhuma das perguntas feitas na pesquisa diz respeito a medidas constantes no projeto de lei anticrime", comenta Sergio Moro no tuíte publicado na última quinta (11).

(com Agência do Rádio Mais)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade