Publicidade

Estado de Minas TURISMO

Agora é certo: Inhotim reabrirá no próximo sábado

Parque e museu estava fechado desde a tragédia de Brumadinho


postado em 07/02/2019 08:41 / atualizado em 07/02/2019 08:40

(foto: Intituto Inhotim/Divulgação)
(foto: Intituto Inhotim/Divulgação)

No próximo sábado, dia 9 de fevereiro, o Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), vai ser reaberto ao público. O maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo está fechado desde o dia 25 de janeiro, quando houve o rompimento da barragem de rejeitos da mina do Córrego do Feijão, da mineradora Vale. Na tarde daquele dia, embora as dependências do museu não tenham sido atingidas, o público foi evacuado do local.

Na reabertura, a entrada será gratuita para todos os visitantes e o Inhotim vai funcionar das 9h30 às 17h30. Em homenagem às vítimas da tragédia, os presentes serão convidados a fazer um minuto de silêncio.

Dos aproximadamente 600 funcionários do museu, 80% moram na região e 41 têm familiares desaparecidos ou mortos. Os empregados voltaram a trabalhar na última quarta (6) e participaram de uma programação voltada para acolhimento e bem-estar, com meditação, ioga, exibição de filme e rodas de conversa.

Em comunicado enviado à imprensa no dia 30 de janeiro, o instituto afirma que terá uma participação marcante na recuperação de Brumadinho. "Sendo uma instituição referência na região e entendendo que o desastre deixará marcas profundas e duradouras, o Inhotim está ciente que terá um papel crucial na recuperação de uma cidade abalada nos próximos anos. Cultura, arte, meio-ambiente e educação são fundamentais para o desenvolvimento humano e da sociedade e continuarão sendo ponto de partida para a definição de ações futuras", diz o texto da entidade.

Ingressos

O ingresso para o próximo sábado (9) e para todas as quartas-feiras (exceto feriados) é gratuito. Nos outros dias a inteira custa R$ 44 e a meia R$ 22. O museu-parque funciona de terça a sexta das 9h30 às 16h30. Sábados, domingos e feriados abre das 9h30 às 17h30.

O museu ao ar livre Inhotim possui uma coleção de obras de relevância internacional de artistas brasileiros e estrangeiros exibida de forma permanente. Mais de três milhões de visitantes, sendo 400 mil de outros países, já passaram pelo local, que abriu em 2006.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade