Publicidade

Estado de Minas CONSERVAÇÃO

Nesta sexta é celebrado o Dia Mundial do Hipopótamo

Zoológico de BH possui três exemplares do animal africano


postado em 15/02/2019 11:30 / atualizado em 15/02/2019 11:37

(foto: Flickr/PBH/Suziane Fonseca/Reprodução)
(foto: Flickr/PBH/Suziane Fonseca/Reprodução)

Nesta sexta, dia 15 de fevereiro, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) celebra no zoológico da capital mineira os três animais da espécie Hippopotamus amphibius (hipopótamo comum). Isso porque a data marca o Dia Mundial do Hipopótamo – no zoo de BH os visitantes podem conhecer Geriza, Kito e Aisha.

Os hipopótamos do zoológico da PBH formam uma família. A fêmea adulta, Geriza, chegou ao zoo em 1991. Em 2013, tornou-se mãe do macho Kito, hoje com seis anos de idade e, em dezembro 2017, da pequena Aisha. O pai de Kito e de Aisha, Toquinho, faleceu em junho de 2017, de causas naturais. Atualmente, os três hipopótamos ocupam dois recintos (macho separado e mãe e filha, que estão juntas) e são representantes de uma importante espécie exótica (africana) ameaçada de extinção.

Sobre os hipopótamos

O hipopótamo é uma espécie vulnerável à extinção. Sofre com a perda de habitat para agricultura e desenvolvimento urbano na África, além de ser objeto de caça para uso como troféu.

Atrás apenas dos elefantes e rinocerontes, os hipopótamos são o terceiro maior mamífero terrestre em termos de peso, podendo variar de 1,5 tonelada a 4,5 toneladas. Suas características são o corpo cilíndrico e maciço, pele nua e tonalidade cinzento-escura.

Esses animais podem permanecer até cinco minutos embaixo d'água sem precisar respirar, pois suas narinas se fecham quando submergem: a cabeça e as orelhas possuem membranas que evitam que a água entre nelas durante o mergulho. Não é à toa que a palavra grega que originou o nome hipopótamo significa "cavalo de rio".

Pela necessidade de viver na água, eles passam o dia submersos, protegendo-se do Sol, buscando manter a temperatura do corpo baixa. Quando anoitece, saem da água em busca de alimento. Exclusivamente herbívoros, costumam se alimentar de plantas aquáticas, ervas e folhas. Os filhotes, que ficam cerca de um ano se alimentando do leite materno, geralmente começam a comer grama e pasto a partir do terceiro mês de vida.

O acasalamento, o nascimento e até a amamentação dos hipopótamos ocorre dentro da água. As fêmeas têm geralmente um filhote por vez (gêmeos são raros) e a gestação dura de 240 a 270 dias.

Uma das curiosidades sobre a espécie é que suor desses animais, que aparenta ser sangue devido à sua cor avermelhada, é resultado da presença de dois ácidos que têm um papel importante na proteção da pele dos hipopótamos. Além de impedirem o crescimento de bactérias, esses componentes também servem como filtro solar, bloqueando raios ultravioletas.

(com portal da PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade