Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

SES-MG alerta para vacina contra gripe 'desatualizada'

Imunizante contra o vírus Influenza para 2019 ainda não foi distribuído


postado em 15/02/2019 08:00 / atualizado em 15/02/2019 08:11

(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação)
(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação)

Em matéria divulgada pela Agência Minas, a secretaria de estado de Saúde (SES) de Minas Gerais alerta sobre a ineficácia da vacinação contra o vírus Influenza (gripe) que vem sendo oferecida por clínicas particulares. Isso porque os imunizantes são de 2018 e, portanto, não oferecem a proteção adequada para doença, por não trazerem as cepas do micro-organismo que estão circulando em 2019.

"Não se trata de vacinas vencidas, mas sua composição está desatualizada, pois não contêm as cepas indicadas em estudos e documentos técnicos da Organização Mundial de Saúde [OMS] e do Ministério da Saúde. As pessoas ficarão com falsa sensação de proteção", adverte Janaína Fonseca Almeida, diretora de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, em entrevista à Agência Minas.

Janaína afirma ainda que a vacina para 2019 ainda não foi distribuída, nem para a rede pública, nem para a rede privada. A campanha oficial de vacinação está prevista para ser realizada no Outono, entre os dias 15 de abril e 31 de maio, de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunizações. "É importante reforçar que o Ministério da Saúde indica a vacinação contra Influenza neste ano utilizando a vacina com composição de 2019, conforme estabelecido no Art.1º da Resolução 2.714, de 2018 [editada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Deve-se salientar que ocorreram duas mudanças em relação à vacina trivalente indicada para a temporada de 2019, comparada à utilizada no ano passado", comenta a representante da SES-MG.

Além disso, esse tipo de vacinação, promovida por entidades privadas, precisa ser previamente autorizada pela Vigilância Sanitária. "Eles realizam o que qualificamos como ação de vacinação extramuro. É uma atividade vinculada a um serviço de vacinação licenciado, que ocorre através de sazonalidade ou programa de saúde ocupacional, destinada a uma população específica em um ambiente determinado e autorizada pelos órgãos sanitários competentes das secretarias estaduais ou municipais de Saúde, conforme o caso", esclarece Janaína Almeida.

A doença

A gripe causada pelo vírus Influenza é uma doença respiratória infecciosa, de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco como crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, idosos acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

"A estratégia de vacinação contra o Influenza sazonal tem como propósito a redução de internações, complicações e mortes nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de maior risco. Desse modo, as vacinas são geralmente modificadas anualmente para proteção contra as cepas virais da gripe em circulação", informa a SES-MG, citada pela Agência Minas.

Para atender às necessidades de proteção contra influenza, a composição da vacina é estabelecida anualmente pela OMS, com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes. Para a temporada de inverno do Hemisfério Sul, a recomendação sobre a composição da vacina é feita sempre no segundo semestre de cada ano que antecede à temporada.

(com Agência Minas)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade