Publicidade

Estado de Minas CIDADE

Muitos eventos são cancelados em BH devido ao coronavírus

Shoppings, museus e até igrejas suspenderam as atividades para evitar aumento dos casos da covid-19, doença respiratória causada pelo micro-organismo que se espalhou pelo mundo


postado em 16/03/2020 15:33 / atualizado em 20/03/2020 13:30

Medo do coronavírus está paralisando praticamente todos os eventos em Belo Horizonte(foto: Flickr PBH/Domínio Público com arte por Encontro)
Medo do coronavírus está paralisando praticamente todos os eventos em Belo Horizonte (foto: Flickr PBH/Domínio Público com arte por Encontro)
A pandemia do novo coronavírus tem provocado cancelamento de diversos eventos que seriam realizados em Belo Horizonte e outras cidades da região metropolitana, uma vez que uma das principais recomendações das autoridades de saúde é que aglomerações sejam evitadas para que a situação não se torne ainda mais grave.

> Leia mais: Entenda a diferença entre gripe, resfriado e a covid-19, doença causada pelo coronavírus

Sendo assim, locais como shoppings, museus, teatros, outros espaços e, até mesmo, igrejas da capital mineira estão anunciando o cancelamento ou adiamento da maioria das atividades programadas. É o caso do Boulevard Shopping, na região leste, onde aconteceria, no dia 21 de março, a Cãominhada, que reuniria tutores e seus cães para um passeio com orientação de profissionais. O evento foi adiado.

Outro exemplo é a palestra Universidades Americanas - Do Planejamento ao Ingresso, voltada para estudantes interessados em intercâmbio e promovida pelo Student Travel Bureau (STB), que seria realizada no dia 26 de março, no hotel Fasano, na região sul e foi cancelada.

> Leia mais: Mineiros que vivem fora do Brasil contam suas experiências com a pandemia do novo coronavírus

Na área da gastronomia, a tradicional Feirinha Aproxima, que reúne chefs e produtores de alimentos e já foi realizada em vários locais da cidade, também anunciou a suspensão de suas edições por tempo indeterminado.

Com relação aos museus, o Inhotim, em Brumadinho, anunciou que ficará fechado para visitação, por tempo indeterminado, a partir desta quarta-feira (18). O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Praça da Liberdade, também já suspendeu todas as atividades, incluindo, claro, a exposição Vaivém, principal atração em cartaz. O Centro Cultural Minas Tênis Clube, na rua da Bahia, comunicou que ficará fechado pelo menos até o próximo dia 31, logo, a agenda do espaço está suspensa.

Manifestações religiosas em BH também estão sendo afetadas pela pandemia de coronavírus. A festa que comemoraria o aniversário de 120 da Igreja São José, um dos ícones da capital, foi cancelada. Além disso, missas, procissões, e outras atividades, que aconteceriam no templo, estão suspensas.
Outros eventos, como shows e mostras ainda não foram cancelados ou adiados, mas é provável que isso aconteça nos próximos dias. É o caso da mosta de cinema Imagem dos Povos - Mulheres, que começou no dia 8 deste mês e tem programação prevista até o próximo dia 19 no Cine Santa Tereza. A organização do evento informou que, até o momento, aguarda um posicionamento da Prefeitura de Belo Horizonte, gestora do espaço, para decidir sobre uma possível suspensão da mostra.

A Casa Fiat de Cultura suspendeu todas as suas atividades culturais, educacionais e artísticas desde o dia 17 de março, por tempo indeterminado. Além da exposição "Mau Olhado Bem Olhado II", as visitações ao painel "Civilização MIneira", de Candido Portinari, foram interrompidas. As missas na Capela de Santana e o funcionamento do Café da Casa também estão suspensos. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail casafiat@fcagroup.com.

O Instituto Cultural Filarmônica, responsável pela Filarmônica de Minas Gerais, suspendeu as atividades da orquestra, assim como a venda e a distribuição de ingressos. Informações pelo telefone 3219-9000. 

Mais um exemplo de indefinição é com relação ao festival Villa Mix, programado para o dia 4 de abril, no Mineirão. O evento, com shows de grandes nomes da música, como Luan Santana, Gusttavo Lima, Simone & Simaria e Wesley Safadão, tem previsão de receber milhares de pessoas. Entretanto, a organização do festival ainda não se posicionou sobre cancelamento ou adiamento, o que está causando apreensão no público que já comprou ingressos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade