Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS

Saiba o que pode funcionar em Belo Horizonte a partir de segunda-feira, 24 de agosto

Prefeito da capital, Alexandre Kalil, anunciou que a cidade passou para uma nova fase de flexibilização, porém com planejamento revisto


postado em 21/08/2020 23:51 / atualizado em 22/08/2020 00:00

Belo Horizonte entra em uma nova fase de flexibilização do comércio a partir de segunda-feira, 24 de agosto. A maior novidade é que bares e restaurantes poderão funcionar com movimento de clientes nos ambientes internos. Parques e praças também reabrem para a população(foto: Breno Pataro/Flickr PBH/Domínio Público)
Belo Horizonte entra em uma nova fase de flexibilização do comércio a partir de segunda-feira, 24 de agosto. A maior novidade é que bares e restaurantes poderão funcionar com movimento de clientes nos ambientes internos. Parques e praças também reabrem para a população (foto: Breno Pataro/Flickr PBH/Domínio Público)
Uma fase 2 adaptada é a proposta da Prefeitura de Belo Horizonte para nova etapa de flexibilização da economia na capital mineira, em meio à pandemia do novo coronavírus. Bares, restaurantes e lanchonetes estão autorizados, a partir da próxima segunda-feira (24 de agosto), a abrir para receber clientes internamente no horário de almoço, das 11h às 15h, de segunda a sexta-feira. "Estamos fazendo isso (flexibilizando) porque o comerciário não vai comer em fundo de loja e no meio-fio. Estamos abrindo para atender os comerciários. Bares e restaurantes com bebida alcoólica é em outra fase", explicou o prefeito, Alexandre Kalil, em entrevista concedida na quinta-feira (20 de agosto).

O comércio e shoppings de BH tiveram dias de funcionamento ampliados para segunda a sexta-feira, e salões, de terça a sábado. Praças e parques que estavam cercados também serão abertos gradualmente. Contudo, a reabertura dos museus - que faziam parte da fase 2 junto com os dois setores já citados - será adiada para uma nova etapa. Funcionamento noturno do setor de alimentação, com bebida alcoólica, também ficará para outra fase. Como nas coletivas de imprensa anteriores, o secretário municipal de saúde, Jackson Machado, e o de planejamento, orçamento e gestão, André Reis, relembraram que as aberturas têm o intuito de ajudar a economia e dar um respiro para os cidadãos, mas não são convites para que as pessoas passeiem e circulem de forma irresponsável pela cidade, pois a orientação ainda é o isolamento social, o distanciamento social, uso de máscaras e higiene constante.

Veja o que pode e como pode funcionar a partir de segunda-feira (24 de agosto) em Belo Horizonte:

  • Bares, restaurantes, sorveterias e lanchonetes: de segunda a sexta, das 11h às 15h, sem venda de bebida alcoólica

  • Praça de alimentação de shoppings: das 12h às 15h para consumo no local, em restrição de dia e horário no caso de delivery ou retirada da comida para levar para casa

  • Shopping centers: segunda a sexta, das 12h às 20h

  • Salões de beleza: terça a sexta, das 11h às 20h; sábado, das 9h às 17h

  • Estabelecimentos de rua, centros de compras e galerias de lojas: segunda a sexta, das 11h às 19h

  • Comércio atacadista direcionado a comércio varejista: segunda a sexta, das 11h às 19h

  • Atividades em formato drive-in, como cinemas e shows: todos os dias, das 14h às 23:59h

Os parques de Belo Horizonte vão reabrir de forma gradativa a partir do dia 29 de agosto (sábado) e vão funcionar de quinta a domingo, das 8h às 17h, com entrada exclusiva mediante agendamento. Os primeiros a serem abertos são:

  • Parque das Mangabeiras (Portaria sul: Avenida José de Patrocínio Pontes, 580 - Mangabeiras)

  • Mirante (Rua Pedro José Pardo, 1000 - Mangabeiras)

  • Parque Américo Renné Giannetti, o "Parque Municipal (Avenida Afonso Pena, 1377 - Centro)

  • Parque Ecológico da Pampulha (Portaria Toca da Raposa: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 7111 - Lagoa da Pampulha ou Marco Zero: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 6061 - Lagoa da Pampulha)

  • Parque Lagoa do Nado (Portaria 1 Rua Desembargador Lincoln Prates, 240 - Itapoã ou Portaria 2 Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904 - Itapoã)

  • Parque Jacques Cousteau (Rua Augusto José dos Santos, 366 - Estrela do Oriente)

  • Parque Real (Rua Três Mil e Setenta E Quatro, 201 - Paulo VI)

As praças da Liberdade, JK, do Papa, da Assembleia e Lagoa Seca foram reabertas no dia 20 de agosto. A orla da Lagoa da Pampulha, também foi liberada para funcionar diariamente, uma vez que estava ficando fechada aos finais de semana.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade