Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Suplemento em forma de chiclete é mais eficiente

Isso segundo estudo feito por cientistas americanos


postado em 25/10/2018 09:20 / atualizado em 25/10/2018 09:32

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Os suplementos vitamínicos podem ser encontrados em diversos formatos, sendo os mais comuns os comprimidos e as cápsulas. Existem, ainda, os efervescentes e os líquidos. Porém, de acordo com um novo estudo realizado nos Estados Unidos, os suplementos em forma de chiclete são os mais eficientes para fazer o organismo absorver nutrientes. A descoberta foi feita por pesquisadores da Faculdade de Ciências Agrícolas da Universidade da Pensilvânia (EUA). A informação foi divulgada pelo site americano de notícias científicas Medical Xpress.

Para chega a essa conclusão, os cientistas ofereceram suplementos em forma de goma de mascar para 15 voluntários. Destes, uma parte recebeu apenas um chiclete placebo – sem qualquer aditivo – juntamente com cápsulas de vitaminas. Após a mastigação, eles aferiram os níveis de nove nutrientes liberados na corrente sanguínea dos participantes: as vitaminas A, B1, B2, B3, B6, B9, B12, C e E.

Os voluntários que utilizaram a goma de mascar com suplemento apresentaram níveis de vitaminas muito superiores em comparação com os que mastigaram o chiclete placebo. Segundo o Medical Xpress, os pesquisadores identificaram de 75% a 96% mais vitamina A; 906% a 1.077% mais B6; entre 64% e 141% mais vitamina B6; e de 418% a 502 % mais vitamina E.

Apesar dos resultados impressionantes, o professor Joshua Lambert, coordenador da pesquisa, em entrevista ao site especializado, se mostra cauteloso: "Nosso estudo não mostra que os suplementos em forma de goma de mascar podem elevar os níveis de vitaminas no organismo em longo prazo. Para apontar isso, é necessária uma nova pesquisa, que é o nosso próximo passo".

Ainda assim, ele afirma que, para quem tem alguma deficiência de vitamina, os suplementos em formato de chiclete são uma boa alternativa, desde que sejam usados regularmente.

O estudo pode ajudar a corrigir um sério problema de saúde pública, sobretudo porque a mais recente Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, realizada pelo governo americano, alerta que a população do país, em geral, é deficiente em vitaminas, principalmente B6 e C, destaca o Medical Xpress.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade