Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Pena de galinha pode ajudar no desempenho de atletas?

Proteína das penas favorece ganho de massa magra, diz estudo


postado em 14/01/2019 15:43 / atualizado em 14/01/2019 15:54

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Que tal comer penas de galinha para ajudar na formação dos músculos e no aumento da massa magra? Apesar de parecer estranha, essa sugestão de "consumo" é apoiada por um estudo realizado por pesquisadores da Nova Zelândia e publicado no periódico científico Journal of the International Society of Sports Nutrition.

O artigo da Universidade de Massey descobriu que as penas têm um enorme potencial como suplemento de proteína para pessoas que desejam construir ou manter a massa magra. Isso porque 90% dessa estrutura das galinhas são compostas de queratinas, proteínas estruturais ricas em tiol.

"Normalmente não comemos penas porque não podemos digeri-las, mesmo que estejam cheias de proteína. Mas para o nosso estudo, as penas passaram por um processo chamado hidrólise ácida, que melhorou muito a solubilidade", comenta o pesquisador Steve Stannard, responsável pela supervisão do estudo, em entrevista para o jornal neozelandês New Zealand Herald.

O suplemento foi consumido por 15 ciclistas voluntários, de 18 a 50 anos, em forma de barras de proteínas, de dois sabores diferentes, e o restante da necessidade diária de proteína foi ingerida em forma de pó, misturado com água.

A queratina solúvel foi fornecida durante quatro semanas como suplemento à dieta. Os cientistas queriam verificar se ela teria efeitos sobre a composição corporal, as variáveis %u200B%u200Bsanguíneas e cardiorrespiratórias e o desempenho no ciclismo, em comparação com a proteína caseína ou a obtida dos laticínios.

Segundo Steve Stannard, embora a massa corporal total e a porcentagem de gordura corporal não tenham mudado significativamente, o estudo revelou um resultado interessante: "Nossos dados mostram que, embora o consumo de queratina não seja útil como auxílio para melhorar o desempenho, ele foi associado a aumentos significativos na massa corporal magra durante as quatro semanas de treinamento físico".

O suplemento à base de leite não teve o mesmo efeito. "Apesar de não induzir mudanças significativas no desempenho do ciclismo, a queratina foi bem tolerada pelos participantes do estudo. Talvez tenha o potencial de ser usado como um suplemento para pessoas que querem melhorar a massa magra, como os idosos ou outros esportistas", diz o pesquisador ao New Zealand Herald.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade