Publicidade

Estado de Minas TENDÊNCIA

Conhece as tatuagens handpoke?

A nova 'moda' é fazer a tattoo 'artesanal'


postado em 01/10/2018 13:22 / atualizado em 01/10/2018 13:27

A nova
A nova "moda" nos estúdios de tatuagem são as pinturas feitas pelo método chamado handpoke (foto: Instagram/Reprodução)

O mais antigo registro de tatuagem no mundo é datado de 3,3 mil anos a.C. e foi encontrado no corpo de um cadáver congelado da Idade do Cobre – o homem foi apelidado pelos cientistas de Ötzi. Em seu corpo foram encontradas diversas tattoos, especialmente na região das costas, nos punhos e até nos pés. Arqueólogos acreditam que as imagens tebham sido feitas por meio da fricção de carvão em cortes verticais na pele. Milênios depois de Ötzi, a pintura corporal ainda faz muito sucesso. Agora, a nova moda é a handpoke, tatuagem feita de maneira "artesanal", sem uso da tradicional maquininha.

Esse método vem ganhando muitos adeptos mundo afora, mas ainda gera muitas dúvidas. Será que doi mais? Dura menos tempo?

Quem esclarece alguns mitos e verdades sobre a handpoke é a tatuadora mineira Thereza Nardelli:

Essa tatuagem dói menos
Verdade. A handpoke costuma doer menos por se tratar de uma punção localizada e com menor frequência do que a máquina, diz a especialista. "Por ser de ponto em ponto, fura menos a pele no contato com a agulha. Mas a dor pode variar dependendo do local do corpo, da sensibilidade do cliente e, claro, da mão do tatuador", comenta Nardelli.

A handpoke demora mais para ser feita
Verdade. "Por ser feita com agulha de ponto a ponto, a tatuagem demora mais para ficar pronta", esclarece a tatuadora.

A cicatrização da handpoke é mais rápida
Verdade. Segundo a especialista, por furar menos vezes a pele, ou seja, ser menos agressiva do que o método que utiliza máquina, a cicatrização é bem tranquila.

Esse método não é indicado para grandes tattoos
Mito. "A técnica é extremamente versátil, e vários artistas têm utilizado o handpoke para os mais diversos estilos de desenho", diz Thereza Nardelli. Conforme a especialista, é possível até fechar as costas com o handpoke.

"Durabilidade" da tuagem feita à mão é menor
Mito. Assim como a tatuagem feita com máquina, o "envelhecimento" do desenho na pele depende da qualidade da aplicação e do pigmento utilizado, dos cuidados do cliente com a peça e das características individuais da pele de cada um, alerta a tatuadora.

Qualquer pessoa pode fazer handpoke
Meia verdade. "Assim como qualquer técnica, requer treinamento e experiência, e a chance de ficar linda obviamente aumenta se for fica realizada por um artista especializado. Os principais perigos de fazer por conta própria é a atenção à higiene e a chance de perfurar demais ou de menos a pele, gerando tatuagens com defeitos e mal cicatrizadas", orienta Thereza.

Saiba como são feitas essas tattoos:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade