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Estado de Minas FINANÇAS

Cresce uso de internet banking no Brasil

Aumento chega a 21%, segundo o Banco Central


postado em 07/11/2018 13:48 / atualizado em 07/11/2018 14:00

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

O número de postos, agências e caixas de autoatendimento bancários vem reduzindo no Brasil, enquanto o acesso a serviços financeiros digitais, por meio de celular, por exemplo, cresce significativamente. É o que aponta um relatório divulgado nesta quarta, dia 7 de novembro, pelo Banco Central (BC). As transações por aplicativos, internet banking e call centers registraram expansão significativa de 20%, de 2015 a 2016, e de 21%, de 2016 a 2017 – representam 66% do total das transações realizadas (remotas e presenciais).

Já as operações realizadas em canais presenciais diminuíram em 5% de 2015 a 2016 e voltaram a crescer 7% de 2016 a 2017.

Embora as transações nos canais digitais estejam aumentando rapidamente, as opções de atendimento físico ainda são responsáveis por grande parte das operações (dados de 2017), com destaque para os correspondentes bancários (28%), que perdem apenas para as transações em internet banking (36%) e ficam acima das efetuadas por meio de celular (14%), de acordo com o Banco Central.

Pontos de atendimento

Segundo o relatório do BC, em 2017, os pontos físicos de atendimento eram, no total, 257.570, contra 277.982 em 2015. "Existe um movimento de redução também no número de correspondentes desde 2014, com uma queda de cerca de 10% no total de pontos no período: 209.938 em 2014, contra 189.002 em 2017", diz o documento.

Acesso aos bancos

Em 2017, mais de 140 milhões de pessoas mantinham algum relacionamento bancário, como contas de depósitos à vista (contas-correntes), contas de depósitos de poupança e contas-correntes de depósitos para investimento. Esse número corresponde a 86,5% das pessoas com mais de 15 anos.

(com Agência Brasil)

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