Publicidade

Estado de Minas CELEBRIDADES

Mau exemplo: Leo Stronda diz que anabolizante 'não mata'

Em conversa no reality A Fazenda, o youtuber revelou usar 'bomba'


postado em 28/09/2018 12:41 / atualizado em 28/09/2018 13:00

Em conversa com Luane Dias, no reality A Fazenda, o youtuber e fisiculturista Leo Stronda revela ser usuário de anabolizante(foto: Rede Record/Reprodução)
Em conversa com Luane Dias, no reality A Fazenda, o youtuber e fisiculturista Leo Stronda revela ser usuário de anabolizante (foto: Rede Record/Reprodução)

Na quarta, dia 26 de setembro, durante conversa com a youtuber Luane Dias, de 24 anos, sua colega de confinamento no reality show A Fazenda, da Rede Record, o fisiculturista e também youtuber Leo Stronda, de 26, revelou que é normal usar esteroides anabolizantes.

"Eu comecei a trabalhar muito e não conseguia malhar. Daí, eu deixava a perna passar e dava prioridade para cima", afirma Stronda. "Mas você aplica alguma coisa?", questiona Luane. "Eu tomo esteroide, mas não o local", responde o fisiculturista. "O que é isso?", volta a questinar a youtuber. "É bomba", diz Leo. "Não mata?", diz Luane, visivelmente espantada. "Ninguém morre por causa de bomba [sic]. Isso é uma mentira! Os caras que fazem bodybuilder [fisiculturismo] morrem por conta da insulina ou diurético. A insulina é o hormônio mais anabólico do mundo", explica Stronda.

Vale lembrar que o carioca, que faz parte do Bonde do Stronda, grupo de funk lançado em 2006, possui mais de 1,1 milhão de seguidores no YouTube e é conhecido por fazer vídeos com dicas de malhação, musculação, suplementos e alimentação saudável.

Assista ao vídeo do momento da conversa:


Apesar de Leo Stronda ter dito que "ninguém morre por causa da 'bomba'", a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), em texto publicado em seu site oficial, alerta que o consumo excessivo de esteroides anabolizantes é muito perigoso e pode causar danos irreparáveis ao corpo humano. "São um produto derivado principalmente da testosterona, hormônio responsável por muitas características que diferem homem e mulher. Eles atuam no crescimento celular e em tecidos do corpo, como o ósseo e o muscular. O uso de anabolizantes gera efeitos colaterais, tanto em homens e mulheres, como: aumento de acnes; queda do cabelo; distúrbios da função do fígado; tumores no fígado; explosões de ira ou comportamento agressivo; paranoia; alucinações; psicoses; coágulos de sangue; retenção de líquido no organismo; e aumento da pressão arterial", informa a Sbem.

No caso das mulheres, a entidade médica alerta que as "bombas" podem ainda induzir ao aparecimento de características masculinas no corpo, como engrossamento da voz e surgimento de pelos além do normal. "Além disso, aumento do tamanho do clitóris, irregularidade ou interrupção das menstruações, diminuição dos seios e aumento de apetite. Nos homens, o excesso de anabolizantes pode causar aparecimento de mamas, redução dos testículos, diminuição da contagem dos espermatozóides e calvície", diz o texto da Sbem.

No caso dos adolescentes, que podem ser influenciados pelas palavras de Leo Stronda, as consequências podem ser ainda piores, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Entre os problemas decorrentes do uso de anabolizantes pelos jovens estão o comprometimento do crescimento, a maturação óssea acelerada, o desenvolvimento sexual precoce e o aumentos dos pelos púbicos e do corpo, além do ligeiro crescimento de barba.

"Esses hormônios podem ser usados clinicamente e, ocasionalmente, serem prescritos sob orientação médica para repor o hormônio deficiente em alguns homens e para ajudar pacientes com aids a recuperar peso. Nos casos de necessidade clínica, os pacientes são indicados a tomarem apenas doses mínimas para apenas regularizar sua disfunção", esclarece a entidade.

O texto da Sbem lembra ainda que o uso de esteroides anabolizantes para fins estéticos ou para aumentar o rendimento esportivo é proibido no Brasil.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade