Publicidade

Estado de Minas CELEBRIDADES

Tatá Werneck também é vítima da endometriose

Humorista está grávida do ator Rafael Vitti


postado em 01/03/2019 16:20 / atualizado em 01/03/2019 16:21

A atriz e humorista Tatá Werneck, que está esperando um filho de Rafael Vitti, é vítima da endometriose(foto: Instagram/tatawerneck/Reprodução)
A atriz e humorista Tatá Werneck, que está esperando um filho de Rafael Vitti, é vítima da endometriose (foto: Instagram/tatawerneck/Reprodução)

O jornalista Leo Dias, do programa Fofocalizando, do SBT/Alterosa, anunciou no programa desta sexta, dia 1º de março, que a atriz e humorista Tatá Werneck, de 35 anos, está grávida de cinco semanas do ator Rafael Vitti, de 23. A informação da gravidez foi confirmada pela assessoria da artista. Mas, o que chama a atenção é que Tatá é vítima da endometriose, doença caracterizada pela expansão exagerada do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – para outras partes do organismo, incluindo trompas, ovários, intestinos e bexiga.

De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, entre 10% a 15% de mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos) podem desenvolver o problema e há 30% de chance de a paciente ficar estéril.

"Os principais sintomas da endometriose são dor e infertilidade. Aproximadamente 20% das mulheres têm apenas dor, 60% têm dor e infertilidade, e 20% apenas infertilidade", informa texto publicado no portal Gineco, mantido pela Bayer e especializado na saúde feminina.

Algumas mulheres com a doença podem apresentar dores incapacitantes, mas outras costumam não apresentar qualquer tipo de desconforto.

Tatá Werneck não é a única celebridade vítima da endometriose. O problema também afeta as atrizes Adriana Esteves, Fernanda Machado e Malu Mader; a jornalista Ana Paula Padrão; a ex-secretária de estado dos EUA Hillary Clinton; e as cantoras Wanessa Camargo e Cindy Lauper.

De acordo com o Gineco, normalmente o tratamento é feito por meio de medicamentos ou cirurgia. "Cada um deles tem suas especificidades, e cabe ao ginecologista avaliar a gravidade da doença em cada caso e recomendar o melhor tratamento. Vale lembrar que, dependendo da situação, ambos os procedimentos são feitos de maneira integrada", informa o portal.

De qualquer forma, não existe cura para a endometriose. O objetivo do tratamento é aliviar a dor e amenizar os demais sintomas, inclusive possibilitando a gravidez.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade