Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Copos descartáveis e bebidas quentes: uma combinação perigosa

Substâncias presentes no plástico, em contato com o calor, podem causar males ao organismo, explica uma especialista


postado em 16/03/2015 10:00 / atualizado em 17/03/2015 13:01

Consumir bebidas quentes em copos de plástico descartáveis pode fazer mal à saúde(foto: Pixabay)
Consumir bebidas quentes em copos de plástico descartáveis pode fazer mal à saúde (foto: Pixabay)
Na agitação do dia a dia, é natural fazermos uma pausa para tomar um cafezinho ou chá bem quentes. Até aí tudo certo, afinal, quem resiste a um café quentinho? O problema é que, ao utilizarmos copos descartáveis para ingerir essas bebidas, eles podem liberar substâncias que são tóxicas ao nosso organismo.

A professora de química Lílian Carvalho, do Centro Universitário Una, explica que os copos descartáveis utilizados no Brasil contêm substâncias como o poliestireno, que podem sofrer reações químicas em contato com o calor proveniente de bebidas quentes: "É cientificamente comprovado que outras substâncias são liberadas dos copos descartáveis quando adicionamos líquidos quentes nestes recipientes, o que pode causar vários males ao organismo, inclusive câncer".

Ainda de acordo com a especialista, o tempo de contato dos copos descartáveis com o calor é diretamente proporcional à quantidade de substâncias tóxicas liberadas. Logo, quanto mais rápido você ingerir a sua bebida, menos compostos químicos prejudiciais irão para o seu corpo.

Como é melhor prevenir que remediar, a professora recomenda que os líquidos quentes sejam sempre ingeridos por meio de recipientes de vidro. Outra dica importante é evitar aquecer alimentos em recipientes plásticos, inclusive em fornos microondas, pois pode haver, também nestes casos, reações químicas que liberaram substâncias prejudicais à saúde.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade