
A professora de química Lílian Carvalho, do Centro Universitário Una, explica que os copos descartáveis utilizados no Brasil contêm substâncias como o poliestireno, que podem sofrer reações químicas em contato com o calor proveniente de bebidas quentes: "É cientificamente comprovado que outras substâncias são liberadas dos copos descartáveis quando adicionamos líquidos quentes nestes recipientes, o que pode causar vários males ao organismo, inclusive câncer".
Ainda de acordo com a especialista, o tempo de contato dos copos descartáveis com o calor é diretamente proporcional à quantidade de substâncias tóxicas liberadas. Logo, quanto mais rápido você ingerir a sua bebida, menos compostos químicos prejudiciais irão para o seu corpo.
Como é melhor prevenir que remediar, a professora recomenda que os líquidos quentes sejam sempre ingeridos por meio de recipientes de vidro. Outra dica importante é evitar aquecer alimentos em recipientes plásticos, inclusive em fornos microondas, pois pode haver, também nestes casos, reações químicas que liberaram substâncias prejudicais à saúde.