
Um dos fatores que mais chamam a atenção para o fruto é seu alto valor nutritivo, de acordo com a nutricionista Sinara Menezes, da Nature Center, de São Paulo. "O goji berry é considerado um alimento único pois além do alto valor proteico [de até 15%] possui cálcio, magnésio, selênio, ferro e vitamina C em quantidades muito superior à frutas nacionais. Também é uma rica fonte de antioxidantes", revela a especialista.
saiba mais
Conheça a maqui berry, o superalimento da vez
Será que a cranberry realmente ajuda as vias urinárias?
Golden berry: a superfruta da vez
Linhaça dourada ou marrom, qual a melhor?
Tâmara faz bem para hipertensos e atletas
Alcachofra: uma flor que faz muito bem à saúde
Uma cerveja por dia faz bem à saúde, diz nutricionista
Confira alguns benefícios da maca peruana
Konjac: planta asiática que ajuda no emagrecimento
Estudo associa consumo de lichia em jejum a doença em crianças na Índia
Será que engolir caroço e semente causa apendicite?
Dieta pobre em fibras causa fome, constipação e colesterol alto, sabia?
Guaraná tem potencial antioxidante maior do que chá verde, diz estudo
Sabia que alimentos que saciam a fome favorecem o emagrecimento?
Cacho de uvas é vendido por R$ 36,3 mil no Japão
Massas não engordam e até ajudam a baixar o IMC, diz estudo
Sabia que a banana é naturalmente radioativa?
Pesquisadora usa orégano para substituir aditivos químicos em carnes
Empresa coreana cria picolé para combater a ressaca
Pesquisa brasileira testa a produção de physalis no cerrado
Qual a diferença entre fome e vontade de comer?
Mas, o fato que realmente chama atenção é sua alta concentração de beta-sitosterol, mais do que o abacate. O que essa substancia faz? É capaz de favorecer a saúde cardíaca graças à capacidade de regular o colesterol, reduzindo os níveis do LDL (considerado ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom). Também está associado à prevenção de diversas doenças crônicas, graças ao fortalecimento do sistema imunológico. "Esse fitoesterol está relacionado ao controle do cortisol, hormônio responsável, entre outras coisas, pelo ganho de peso e acúmulo de gorduras no abdômen", explica Sinara Menezes.
Ajuda a emagrecer?
De acordo com a nutricionista, nenhum alimento isolado é capaz de fazer milagres. Porém, a inclusão de goji berry em uma dieta equilibrada, pode favorecer a perda de gordura, graças ao aumento de processos metabólicos, da oxidação das gorduras e do controle do colesterol. "Esse fruto é uma das mais concentradas fontes de vitamina C, e estudos indicam que pessoas com uma dieta rica desse nutriente têm a capacidade de queima de gordura até 30% maior em comparação aos que apresentam deficiência dessa vitamina. Além disso, a presença do beta-sitosterol favorece a manutenção do peso de duas formas: primeiro ao inibir a produção de cortisol, responsável pelo acúmulo de gordura visceral [na barriga], e depois, por consequência, o organismo é capaz de aumentar a produção do GH [hormônio do crescimento], que também beneficia a lipólise [queima de gordura] e a manutenção da massa muscular", esclarece Sinara Menezes.
Como incluir na dieta
Alguns cuidados devem ser tomados ao incluí-lo na alimentação. De acordo com a nutricionista, o mais importante é que o alimento seja um complemento à dieta, pois isoladamente, não surtirá os efeitos desejados: "Não adianta se entupir de doces ou alimentos gordurosos e acreditar que o goji berry vai dar conta do recado. Ele é de fato um superalimento, mas a alimentação balanceada é fundamental para os benefícios sejam conquistados".
A oferta do produto in natura ainda é escassa no país, mas é possível encontrá-lo nas mais diversas formas. "O uso do fruto desidratado é o mais recomendado devido ao seu maior valor nutritivo, pode facilmente ser incluído no preparo de sucos, nas saladas, juntamente com iogurte ou frutas ou até mesmo ser consumido puro. Uma colher por dia já é o suficiente para o aporte nutricional adequado. Mas também é possível encontrar o Goji em cápsulas e na forma de suplementos instantâneos para preparo de bebidas. Uma dica valiosa é dar preferência pelo fruto sem açúcar, independente da forma escolhida", explica a especialista.
Comentários