Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Goiaba é uma verdadeira 'superfruta tropical'

A fruta típica do Brasil é rica em inúmeros nutrientes, incluindo antioxidantes, sais minerais e fibras


postado em 23/01/2018 11:26 / atualizado em 23/01/2018 11:26

Sabia que a goiabada é praticamente uma
Sabia que a goiabada é praticamente uma "superfruta tropical"? Ela é rica em vitaminas, sais minerais e nutrientes com efeito antioxidante, alémd e fibras (foto: Pixabay)
Fruta muito comum no Brasil, a goiaba costuma ser mais associada ao doce açucarado que é produzido com sua polpa, mas o consumo dela, in natura, traz inúmeros benefícios para o organismo. Ela é rica em vitamina C, proteínas e nos antioxidantes licopeno e caroteno.

Segundo informações da empresa alimentícia Predilecta, a goiaba apresenta de quatro a cinco vezes mais vitamina C do que a laranja, por exemplo. Além disso, ela possui baixo índice glicêmico e é rica em fibras, sendo considerada também uma excelente opção de alimento para os diabéticos, pois ajuda a evitar picos de glicose e insulina no sangue – devem ser bem controlados em pacientes com diabetes. Uma unidade pode fornecer 12% das necessidades diárias de fibras.

A fruta responsável pela goiabada – que vai bem com o queijo minas na sobremesa Romeu e Julieta –, também apresenta altos índies de licopeno, quercetina e polifenóis, substâncias com efeito antioxidante que ajudam na prevenção de diversos tipos de câncer, entre eles, o de próstata, mama, pele, cólon e do pulmão.

Ainda conforme a Predilecta, a goiaba possui nutrientes que atuam no combate aos danos causado pelos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce, a formação de rugas linhas e de marcas de expressão, e auxiliando na renovação celular.

Colesterol

Praticamente uma "superfruta tropical", a goiaba também é rica em potássio (mais do que as bananas), um importante nutriente para a saúde do coração e dos vasos sanguíneos.  "O consumo da fruta ajuda na melhora do balanço de sódio e potássio no organismo; ajuda a reduzir a pressão arterial em pacientes hipertensos; a reduzir o índice de triglicérides e de colesterol ruim [LDL]; a aumentar o colesterol bom [HDL]", informa a empresa alimentícia.

Para mulheres grávidas, a goiaba também é importante, já que possui folato (ácido fólico ou vitamina B9). Por isso, pode ser consumida durante a gestação para ajudar as mães a atingirem os níveis adequados desse nutriente e garantir o desenvolvimento adequado dos bebês.

Outro mineral presente na fruta é o magnésio. Esse mineral atua no organismo ajudando a melhorar estados de estresse. "Assim, consumir goiaba regularmente pode ajudar no controle da tensão, do humor e relaxar músculos e nervos por ajudar a suprir as quantidades de magnésio que o organismo precisa para se manter em bom funcionamento", esclarece a Predilecta.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade