
Tudo isso apenas para dizer que Rodrigo está pronto para abrir uma nova porta. Depois de um ano de reformulação, sua empresa volta com um conceito inédito. Agora batizada como Plataforma Albanos de Cerveja, a marca terá três pontos - a fábrica, no Jardim Canadá, a Cervejaria Albanos do Brasil (C.A.BRA); o Hub de Cerveja, no Sion; e o Bar Conceito, em Lourdes. "Vamos englobar tudo sobre o assunto em um só lugar", resume o diretor executivo, Felipe Ferraz Tavares.

Outro ponto que chama a atenção é a Escola de Cerveja, que funciona em um andar do imóvel no Sion. Em parceria com a Academia de Sommelier de Cerveja e com a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), o espaço oferece desde workshops sobre cultura cervejeira e degustação dirigida até cursos mais avançados, destinados a profissionais do ramo. "Teremos curso de sommelier, com duração de um semestre e o Master em Estilo, oferecido pela primeira vez fora de Blumenau", comemora Felipe.

Contrastando com a culinária de raiz, a tecnologia QR Code é usada para apresentar um pouco mais sobre a história e a receita de cada prato. Virtualmente, o chef explica sua inspiração para criar cada receita. Para os que ainda continuam com fome de aprendizado, serão ministradas aulas na cozinha aberta, voltada para o salão. "A ideia é sempre fazermos eventos de cozinha ao vivo com grandes chefs do Brasil", diz Rodrigo.
Fechando a Plataforma, a Cervejaria Albanos do Brasil - C.A.BRA, em funcionamento há três anos no Jardim Canadá, continua sendo um local de pesquisas e testes para criação de novos sabores. Com capacidade produtiva de 1,8 milhão de litros anuais, a fábrica funciona de forma compartilhada, onde outros produtores podem criar sua cerveja. Atualmente, saem dali as bebidas da Sátira, Bend Beer, Pub, Fürst e Duke’n’Duke. Além dos seis novos rótulos do próprio Albanos (veja a imagem no fim do texto). "Acreditamos no desenvolvimento do mercado através da colaboração e queremos ser conectores nesse cenário. O futuro é esse", afirma Rodrigo, um empresário acostumado a andar lá na frente.
Para aprender se divertindo
A Plataforma Albanos investiu em tecnologia. Com um óculos especial, os clientes podem ter detalhes sobre as cervejas que estão consumindo. Na realidade virtual, cada rótulo é apresentado pela beer sommelier Fabiana Arreguy e pelo mestre cervejeiro Pablo Carvalho, que dão informações sobre o produto. Já na realidade aumentada, é possível aprender sobre harmonizações, copos e temperaturas ideais.
Alguns dos pratos que serão servidos nas duas casas Albanos. Enquanto a unidade de Lourdes será mais dedicada à gastronomia, a do Sion aposta nas cervejas




