Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Alimentos são aliados no combate ao estresse

Chocolate e frutas cítricas são alguns deles


postado em 15/10/2018 13:44 / atualizado em 15/10/2018 13:44

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 90% da população mundial sofre com o estresse. No Brasil, o problema atinge até 70% das pessoas. Apesar de ser algo comum, essa condição psicológica pode levar a uma série de doenças como câncer, depressão, diabetes, transtornos alimentares e hipertensão.

Segundo a nutricionista Ione Leandro, da Onodera Estética, a alimentação é uma grande aliada no combate ao estresse. "Dentre os aminoácidos mais importantes para o bom funcionamento do organismo está o triptofano. Quando alimentos ricos nessa substância entram na corrente sanguínea, são transportados para o cérebro e o trato gastrointestinal se encarrega de produzir a serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar", comenta a especialista.

Abaixo, a nutricionista cita alimentos que, além do triptofano, contêm vitaminas e minerais importantes para combater o estresse:

Banana
A fruta é rica em triptofano, vitamina B6, magnésio e potássio, nutrientes que estimulam a produção de serotonina e ajudam a diminuir ansiedade e irritação.

Folhas verde-escuras
A deficiência de ácido fólico, presente em vegetais de cor escura, como couve, brócolis e espinafre, pode provocar depressão. Procure consumir de duas a três porções por semana, recomenda Ione.

Frutas cítricas
A vitamina C presente nas frutas cítricas reduz a secreção de cortisol, hormônio liberado em resposta ao estresse e à ansiedade. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.

Chocolate
O cacau é rico em antioxidante e aminoácidos que induzem a produção de serotonina. "Quanto mais cacau compor a fórmula do alimento, mais saudável ele é. Portanto, opte pelo amargo ou meio amargo e evite os chocolates brancos e ao leite, que são repletos de açúcar, aditivos e gordura hidrogenada. É recomendado de 25 a 30 gr dessa delicia diariamente", recomenda Ione Leandro.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade