Publicidade

Estado de Minas DIETA

Cuidado com os complementos das saladas

Refeição saudável pode virar 'bomba calórica'


postado em 16/10/2018 16:28 / atualizado em 16/10/2018 16:29

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Apesar de ser um alimento considerado saudável, a salada pode se transformar em vilã da dieta dependendo dos "extras" que forem colocados nela. A tentação pode ser ainda maior para quem frequenta o bufê de restaurantes self-service.

Como mostra o site americano HealthDay, especializado em notícias de saúde, alguns molhos industrializados e que são destinados às saladas podem ter mais de 130 calorias por porção, quase todas em forma de gordura ruim. Os que possuem queijo e maionese são ainda piores. A dica é substituí-los por uma pitada de vinagre ou de azeite alface, que são pobres em calorias.

A proteína também pode transformar a salada numa verdadeira refeição. Mas o HealthDay lembra que é preciso ficar longe de carnes gordurosas, bacon, frango frito e até camarão. "Experimente salmão grelhado ou frango em vez dessas proteínas gordas", recomenda o site.

Apesar de ser uma ótima fonte de cálcio, o queijo é o pior complemento de uma salada, alerta o HealthDay. Eles adicionam centenas de calorias ao alimento. Se você quiser algum sabor de queijo, polvilhe uma colher de sopa de parmesão ralado sobre as folhas. "Melhor ainda, adicione alguns pedaços de abacate fresco, que possui gorduras saudáveis %u200B%u200Be dá um toque cremoso", informa o portal especializado.

Croutons e macarrão ajudam a dar um toque crocante à salada, mas adicionam poucos nutrientes e muitas calorias. "Algumas nozes e sementes podem fornecer o mesmo tipo de crocância, além de vitaminas e minerais. Mas use apenas uma colher, não uma 'concha', porque são relativamente ricos em calorias, ainda que em forma de gorduras saudáveis", diz o HealthDay. Mas, lembra que as castanhas não devem ser doces ou excessivamente salgadas.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade