Publicidade

Estado de Minas PESQUISA

Cientistas querem popularizar o physalis

Frutinha pouco conhecida está sendo modificada geneticamente


postado em 08/10/2018 09:35 / atualizado em 08/10/2018 09:44

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

A physalis (Physalis angulata) está entre as frutas mais raras – e caras – encontradas atualmente no comércio. Ela é uma "bolinha amarela", semelhante a um tomate cereja, que é vendida envolta por folhas secas bem finas. Seu sabor é adocicado e levemente ácido. Se você ainda não a conhece, segundo cientistas americanos, em breve, a exótica superfruta será tão popular quanto o morango.

De acordo com o site da versão britânica do jornal Metro, pesquisadores do Instituto Médico Howard Hughes, do estado de Maryland, nos Estados Unidos, realizaram testes com a physalis utilizando uma tecnologia de manipulação genética conhecida como repetições palindrômicas curtas interespaçadas regularmente e agrupadas (CRISPR, na sigla em inglês). Com este método, é possível alterar o sabor e, até mesmo, a cor de algumas frutas.

A CRISPR, conforme os cientistas, pode resultar numa physalis geneticamente modificada, que seria mais fácil de plantar em larga escala e, até mesmo, em casa – hoje, por conta de suas características, a frutinha é encontrada somente em áreas remotas, como a floresta amazônica, e em países andinos, especialmente na Bolívia, no Chile e no Peru.

"Há anos, os produtores estão procurando por uma nova fruta popular, e ela pode ser a physalis. Acredito firmemente que pode se tornar uma das principais frutas silvestres cultivadas no mundo. A tecnologia nos permite alcançar isso", diz o pesquisador Zachary Lippma, um dos autores do estudo americano, em entrevista ao Metro.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade