Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Alimentos orgânicos podem prevenir o câncer

Isso segundo estudo realizado na França


postado em 01/11/2018 08:50 / atualizado em 01/11/2018 08:43

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Vários estudos científicos atestam os benefícios dos alimentos orgânicos – aqueles cultivados, principalmente, sem o uso de agrotóxico e com técnicas não agressivas ao meio-ambiente e à saúde humana. A mais recente pesquisa, realizada por cientistas franceses, aponta que quem consome vegetais orgânicos tem 25% menos chances de desenvolver câncer.

Para chegar a essa conclusão, foram necessários sete anos de análises dos dados de saúde, de 2009 a 2016, de mais de 68 mil pessoas, no estudo realizado pelo Centro de Pesquisa em Epidemiologia e Estatística da Universidade de Sorbonne, em Paris, na França. As informações foram divulgadas pelo site Food Navigator, especializado em notícias sobre alimentação.

Os pesquisadores franceses classificaram os voluntários por meio de uma pontuação que variava de zero a 32, de acordo com a frequência no consumo de alimentos orgânicos. Durante o período em que foram acompanhados, os cientistas observaram uma redução de 25% na chance do surgimento de qualquer tipo de câncer nos participantes considerados consumidores regulares de comida orgânica, em comparação com os considerados casuais.

No caso específico do linfoma, tipo de câncer que atinge os linfócitos (células de defesa do organismo), a redução nas chances de aparecimento do tumor foi de 76% dentre os voluntários que consumiam alimentos orgânicos regularmente – em comparação com aqueles que consumiam casualmente.

As chances de câncer de mama em mulheres no período pós-menopausa também foi avaliada. Os pesquisadores da Universidade de Sorbonne concluíram que as voluntárias que eram consumidoras regulares de vegetais orgânicos apresentaram uma redução de 34% nas chances do surgimento da doença, comparadas às mulheres que só se alimentavam de comidas orgânicas ocasionalmente.

Segundo o Food Navigator, os cientistas franceses também levaram em consideração fatores como estilo de vida e histórico familiar dos participantes, entretanto essa variáveis não alteraram os resultados do estudo.

As conclusões da pesquisa são consideradas preliminares. Mesmo assim, Julia Baudry, coordenadora do estudo, afirma ao Food Navigator que os resultados indicam que a promoção do consumo de alimentos orgânicos pode ser uma boa estratégia para prevenir o câncer. Ela acredita, ainda, que a ausência de agrotóxicos nesses produtos é o motivo principal para a redução nas chances de surgimento da doença em quem os consome, uma vez que a maioria dos pesticidas, comprovadamente, são cancerígenos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade