Publicidade

Estado de Minas DICAS

Cervejas combinam com churrasco

Especialista dá dicas de harmonização


postado em 13/11/2018 08:18 / atualizado em 13/11/2018 08:32

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Que o brasileiro gosta de churrasco, isso ninguém duvida. E a melhor forma de acompanhar a carne grelhada é a cerveja bem gelada. Mas, ao contrário dos comerciais que exibem apenas o tipo pilsen da bebida, ou seja, a tradicional com malte, lúpulo e cereais, existem outras opções que combinam muito bem com a proteína preparada no calor do carvão.

"Hoje é possível encontrar diversos rótulos de cervejas especiais, tanto nacionais quanto importadas, que harmonizam perfeitamente com churrasco e carnes grelhadas em geral. Ainda bem que não precisamos mais tomar a mesma cerveja sem gosto, sem aroma, sem graça, somente para matar a sede e limpar o paladar. O estilo de cerveja adequado pode enriquecer ainda mais a experiência gastronômica. E o mercado cervejeiro está crescendo no Brasil", comenta o sommelier Daniel Wolff, diretor da Mestre-Cervejeiro.com.

Segundo o especialista, o mais importante é levar em conta a intensidade e o tipo de tempero usado no preparo do churrasco para que seja feita a devida harmonização da cerveja.

"Carnes grelhadas finalizadas com chimichurri, tempero típico do churrasco argentino, muito comum entre os churrasqueiros do Brasil, vai muito bem com cervejas lupuladas, como do estilo IPA ou pale ale", recomenda o sommelier.

Carnes grelhadas que são temperadas apenas com sal grosso, conforme Daniel Wolff, combinam com cervejas mais maltadas, como do estilo vienna lager e belgian dubbel.

"Peixes grelhados finalizados com limão siciliano, vão muito bem com o estilo witbier belga", ressalta o especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade