Publicidade

Estado de Minas ESTUDO

Produção de cerveja sofrerá impacto do aquecimento global

Colheita de cevada poderá ter redução de 17% no futuro


postado em 16/10/2018 08:23 / atualizado em 16/10/2018 08:36

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Se você é apaixonado por cerveja, vai ficar triste com esta notícia. Cientistas acreditam que a mudança climática causada pelo homem resultará na interrupção do fornecimento do principal ingrediente da bebida: a cevada.

No estudo publicado na revista científica Nature Plants, pesquisadores da Universidade da Califórnia (UC), em Irvine, nos Estados Unidos, e de outras instituições relatam que secas e exageradas ondas de calor causadas pelo aquecimento global levarão a quedas acentuadas no rendimento das colheitas de cevada.

Os modelos econômicos usados %u200B%u200Bno estudo demonstraram um forte potencial de aumento dos preços em alguns países consumidores de cerveja. Com isso, em breve, para desfrutar de uma caneca gelada de cerveja, provavelmente a pessoa dependerá do quanto poderá pagar pela bebida.

"O mundo está enfrentando os impactos da mudança climática, que ameaçam a vida. Por isso, pessoas gastarem um pouco mais para beber cerveja pode até parecer trivial, em comparação com esses impactos no meio-ambiente", comenta o pesquisador Steven Davis, professor associado da UC Irvine, co-autor da pesquisa, em entrevista para o site da universidade. "Mas definitivamente há um apelo cultural relacionado à cerveja, e não ter uma bebida gelada no final de um dia quente, que é cada vez mais comum, só aumenta a injúria", diz o cientista americano.

Os responsáveis pelo estudo ficeram modelos de vários cenários com base nos níveis atuais e futuros da queima de combustíveis fósseis e das emissões de dióxido de carbono. Na pior das hipóteses, partes do mundo onde a cevada é cultivada – incluindo o norte dos Estados Unidos, as pradarias canadenses, a Europa, a Austrália e a estepe asiática – deverão experimentar secas e ondas de calor cada vez mais frequentes, causando declínio de 17% na produtividade das colheitas.

"Os atuais níveis de uso de combustíveis fósseis e de poluição por CO² resultarão nesse péssimo cenário, com climas cada vez mais extremos impactando negativamente a oferta de cerveja do mundo", afirma o pesquisador Nathan Mueller, também professor da UC Irvine e co-autor do estudo, na entrevista para o site da instituição de ensino. "Nosso estudo mostra que mesmo o aquecimento modesto levará a aumentos na seca e eventos de calor excessivo em áreas de cultivo de cevada", completa Mueller.

Muita gente não sabe, mas apenas 17% da cevada do mundo é usada na fabricação de cerveja. Grande parte da produção é destinada à alimentação do gado. Segundo os cientistas, isso deve criar um conflito nas próximas décadas: produtores deverão priorizar os animais famintos ou os humanos sedentos?

Conforme a pesquisa da Universidade da Califórnia, os preços subirão mais em países ricos e considerados "amantes" da cerveja, como Bélgica, Canadá, Dinamarca e Polônia. Por outro lado, o consumo da bebida deve cair nos países mais pobres ou em desenvolvimento, como a China. Steven Davis diz que até mesmo os EUA poderão experimentar, no futuro, uma redução nos estoques de barris de chope e dos famosos torneios de "beer pong" (acertar o copo de cerveja com uma bolinha de ping pong).

"Nossos resultados mostram que nos eventos climáticos mais severos, o fornecimento de cerveja pode diminuir em cerca de 16%. Isso é comparável a todo o consumo de cerveja nos EUA. O clima futuro e as condições de preço podem colocar a bebida fora do alcance de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo", alerta o professor.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade