Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Açaí é um aliado das atividades físicas

Fruta ajuda no pré e no pós-treino, sabia?


postado em 28/12/2018 13:20 / atualizado em 28/12/2018 12:15

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde mostra que entre 2009 e 2017, aumentou o número de brasileiros que praticam atividades físicas. Ainda assim, muitas pessoas não sabem quais os melhores alimentos para se consumir antes e depois dos treinos. O açaí, por exemplo, traz diversos benefícios para quem deseja investir na alimentação natural e deseja ter resultados mais satisfatórios nos exercícios, emagrecendo de forma saudável.

"Uma alimentação adequada é o alicerce para o desempenho e para manter o porte físico, uma vez que os nutrientes proporcionam combustíveis energéticos para os exercícios, além de oferecer elementos essenciais para a síntese de novos tecidos e o reparo das células já existentes", comenta a nutricionista Andrea Takayama, da Oakberry.
A especialista destaca alguns benefícios de consumir açaí antes e depois das atividades físicas:

Pré-treino
Com grande concentração de gorduras boas e carboidratos, a fruta típica da regi~;ao norte do Brasil é altamente energética, o que contribui na manutenção do condicionamento físico antes do treino. O consumo deve ser feito de 1h a 1h30 antes da atividade física, em quantidades que variam de acordo com o metabolismo de cada um. "Por ser rico em carboidratos, o açaí será responsável por manter a glicemia [nível de açúcar no sangue] e maximizar os estoques de glicogênio, que é a fonte de energia rápida do organismo, ajudando a manter o condicionamento físico durante do treino", explica a nutricionista.

Pós-treino
A alimentação após a atividade física serve para repor as reservas de glicogênio e as perdas de líquido. Assim, o açaí também é uma boa opção nesse momento, já que consegue repor, de maneira rápida, a energia e a glicose perdida durante o exercício. Além disso, conforme Andrea Takayama, os antioxidantes auxiliam a combater os radicais livres gerados pela atividade física, desta forma, ajudando na regeneração muscular e evitando a perda de massa magra.

"Para um melhor resultado o ideal é juntá-lo ao whey protein [proteína do soro do leite], pois teremos uma união de carboidratos, gorduras boas e proteína de alto valor biológico", diz a especialista.

Para atingir os benefícios mencionados a nutricionista recomenda os açaís naturais, sem adição de corantes, agrotóxicos e zero gordura trans e colesterol.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade