Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Aprenda a escolher melancia na feira

Confira dicas para comprar uma fruta docinha


postado em 18/01/2019 15:40 / atualizado em 18/01/2019 15:50

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

A melancia é uma das frutas mais benéficas para a saúde, especialmente por ser rica em nutrientes como vitamina C, licopeno, betacaroteno, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio e potássio. Além disso, ela é uma ótima opção para se hidratar nos dias quentes de Verão.

Apesar de ser saborosa e nutricionalmente importante, muita gente ainda deixa de comprar a fruta por achar complicado escolher a melhor opção nas feiras, sacolões e supermercados. Normalmente, a gente escolhe a melancia mais bonita e, quando chega em casa, descobre que ela apresenta pouco teor de açúcar.

Porém, existem algumas dicas que podem ajudar na hora de escolher a fruta mais saborosa. Confira, abaixo, as sugestões da blogueira americana Joanne Ozug, proprietária do blog Fiveteen Spatulas, especializado em receitas e dicas de gastronomia:

(foto: Jooinn)
(foto: Jooinn)

Marca de solo
De acordo com a blogueira, esta deve ser a dica mais importante para quem vai comprar uma melancia. O importante é localizar uma mancha amarela na casca da fruta. Quanto mais escura for a marca, melhor. Isso porque a mancha amarelada representa o tempo em que a melancia ficou em contato com o solo antes de ser colhida. Portanto, quanto mais ela descansar em seu ambiente natural, mais açúcares consegue formar. Normalmente, segundo Joanne, as frutas costumam ter poucas dessas marcas, já que são enviadas para as lojas antes do devido amadurecimento.

Nada de brilho
A americana recomenda a compra de melancias que não tenham a casca brilhante. "Uma aparência brilhante indica que a fruta está 'verde' ainda. O mesmo vale para o melão 'branco', ou honey dew".

Dê petelecos
Neste caso, quando você dá petelecos na casca da melancia, os dedos devem saltar quando a superfície da fruta está bem dura e firme. "Você vai ouvir um baque surdo se a parte interna dela estiver macia, o que indica que está começando a estragar", comenta a blogueira.

Olhe o peso
Apesar de comprarmos a fruta por quilo, a recomendação de Joanne Ozug é sempre levar para casa a melancia que seja a mais pesada sem necessariamente ser a maior. Ou seja, se ela for pequena mas tiver um peso relevante, estará cheia de água e também mais doce.

Formato
Algumas melancias são redondas, outras ovais e isso não é nenhum problema. "Mas se houver áreas irregulares, mais 'inchadas', indica que a fruta pode ter sido exposta a quantidades irregulares de Sol ou de água".

(foto: Fifteenspatulas.com/Reprodução)
(foto: Fifteenspatulas.com/Reprodução)

Marcas de açúcar
Conforme a blogueira, esta dica veio diretamente de um responsável por comprar melancias para uma rede de sacolões dos Estados Unidos. "Se você perceber pontos pretos na fruta, significa que os açúcares estão vazando e indica que a melancia está doce. Além disso, se encontrar linhas cheias de pontos, e não arranhões, indicam sinais de polinização. Quanto mais deles, melhor", orienta Joanne.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade