Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Quinoa é opção para celíacos?

Especialista fala sobre esse grão muito nutritivo


postado em 21/01/2019 09:30 / atualizado em 21/01/2019 09:37

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

O glúten é um tipo de proteína encontrada em certos grãos, como centeio, trigo e cevada. Para a maioria das pessoas, a digestão do glúten não é um problema. No entanto, para aqueles que são sensíveis a ele, a ingestão de alimentos que contenham a proteína pode causar sintomas como inchaço, gases e fadiga. Além disso, o consumo de glúten pode desencadear uma resposta inflamatória em pessoas com doença celíaca, fazendo com que o sistema imunológico ataque células saudáveis do corpo.

A solução nesse caso é substituir os alimentos que contenham a proteína por produtos à base de amido de milho, de farinha de arroz e fécula de batata, por exemplo. Neste caso, será que a quinoa, um grão muito usado por quem segue uma dieta saudável, está livre de glúten?

"A quinoa é naturalmente isenta de glúten, o que a torna uma ótima alternativa para outros grãos, como parte de uma dieta saudável. De fato, um estudo de seis semanas em 19 pessoas com doença celíaca mostrou que comer cerca de 50 g de quinoa por dia foi bem tolerado e resultou em efeitos colaterais mínimos", comenta a nutricionista e dietista americana Rachael Link, em artigo publicado no blog Health Line.

Além de ser segura e bem tolerada, a quinoa também é altamente nutritiva, conforme a especialista. "Embora a quinoa seja naturalmente isenta de glúten, contém certos compostos que podem ser problemáticos para algumas pessoas com doença celíaca. Ela possui prolaminas, que são tipos de proteínas encontradas em muitos cereais. O glúten, em particular, é composto de dois tipos específicos de prolaminas de trigo – gliadina e glutenina – que podem desencadear sintomas em pessoas com sensibilidade", orienta a nutricionista.

No entanto, apesar disso, a ingestão de 50 g de quinoa por dia é considerada segura e bem tolerada por quem sofre com a doença.

"Portanto, pode ser melhor aumentar gradualmente a ingestão de quinoa para ter certeza de que você o tolera sem efeitos adversos. A quinoa também pode ser processada em instalações que também produzem ingredientes que contêm glúten, o que poderia aumentar o risco de contaminação cruzada. Se você tem doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, certifique-se de selecionar uma marca que seja certificada sem glúten para reduzir esse risco", alerta Rachael Link no texto do Health Line.

Para quem gosta desse grão, típico dos países andinos, a dietista explica que ele é um dos poucos alimentos vegetais considerados uma fonte completa de proteína – o que significa que fornece todos os oito aminoácidos essenciais que o seu corpo necessita. "Também é rico em antioxidantes, como quercetina e kaempferol, que são compostos que podem ajudar a prevenir danos oxidativos nas células e proteger contra doenças crônicas. Graças ao seu alto teor de fibras, também pode ajudar a promover a saúde digestiva, controlar os níveis de açúcar no sangue e apoiar a perda de peso.", afirma a especialista americana.

A quinoa também é rica em vitaminas e minerais essenciais, como manganês, magnésio e fósforo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade