Publicidade

Estado de Minas MERCADO

Cresce produção de suco de uva no nordeste

Destaque para o vale do rio São Francisco, em pleno sertão


postado em 24/01/2019 11:51 / atualizado em 24/01/2019 11:59

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Sabia que as variedades de uvas desenvolvidas pela Embrapa Uva e Vinho, do Rio Grande do Sul, e que são cultivadas no vale do rio São Francisco, em pleno sertão nordestino, estão se destacando no mercado de bebidas de alta qualidade, ao lado da Serra Gaúcha? Por exemplo, recentemente, a Coca-Cola do Brasil lançou o suco integral Origens Nordeste, uma linha premium da Del Valle que utiliza como matéria-prima as variedades Isabel Precoce e BRS Magna, ambas obtidas da Embrapa.

Outra gigante do setor, a Miolo Wine Group, também utiliza as mesmas plantas na elaboração do suco com a marca Sunny Days.

Há pouco mais de seis anos, a elaboração de suco não era um negócio viável no sertão nordestino. Mesmo com as condições favoráveis de solo e clima, que possibilitam a colheita de uvas ao longo de todo o ano, o Vale do São Francisco necessitava de cultivares que apresentassem alta produtividade e qualidade, demanda dos produtores e de técnicos da região.

"As tentativas de elaborar sucos no Nordeste já são antigas. Inicialmente tinham uma cor muito amarronzada, que não chamava a atenção do consumidor", comenta João Dimas Garcia Maia, melhorista da Embrapa, citado pelo portal da entidade. Em conjunto com a pesquisadora Patrícia Ritschel, Maia coordena o programa de melhoramento Uvas do Brasil. Segundo o melhorista, mesmo com a disponibilidade de sucos de uva brancos e rosés, a tradicional versão tinta continua sendo a preferida do consumidor, por causa da cor, do aroma e do sabor.

João Maia conta que, para atender à demanda dos produtores, desde 1985 o programa tem uma linha de pesquisa dedicada a aprimorar a qualidade e oferecer maior competitividade ao suco de uva brasileiro, tanto nos polos tradicionais, como o sul do país, como nas novas fronteiras: as regiões nordeste, centro-oeste e sudeste. "Desenvolvemos cultivares adaptadas ao clima e ao solo brasileiro, isso faz a diferença no produto final", destaca o pesquisador ao portal da Embrapa.

Mercado

Dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) mostram que nos últimos 10 anos houve aumento de 372% nas vendas de suco de uva no Brasil. Responsável por 90% do abastecimento nacional da bebida, o Rio Grande do Sul elaborou 125,4 milhões de litros de sucos prontos para consumo e 31 milhões de quilos de suco concentrado na safra 2017/2018. Os 10% restantes estão sendo produzidos nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Bahia, Paraná, São Paulo e Pernambuco.

Para Oscar Ló, presidente do Ibravin, citado pelo portal Embrapa, o suco de uva vem se consolidando como um dos carros-chefe do setor vitivinícola brasileiro, especialmente por fazer bem à saúde, não ter contraindicações e agradar a todos os públicos, de crianças a idosos. Ele destaca que nos últimos seis anos o produto absorveu metade da matéria-prima cultivada no Rio Grande do Sul. "Num período de recessão econômica obtivemos, de janeiro a outubro de 2018, um crescimento de 22,12% nas vendas de suco no mercado interno, em comparação a igual período do ano anterior. Além disso, promover o suco de uva 100% é estimular o consumo de uma bebida saudável, que pode ser consumida por toda a família", completa o especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade