Publicidade

Estado de Minas CRIANÇAS

Que tal preparar lancheiras saudáveis na volta às aulas?

Especialista dá dicas de lanches gostosos e que fazem bem


postado em 17/01/2019 10:25 / atualizado em 17/01/2019 10:40

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Com a proximidade da volta às aulas, além da preocupação com material escolar e transporte do filho, os pais devem dar atenção também para o lanche da criança. O que colocar na lancheira do filho? Crianças em idade escolar muitas vezes preferem guloseimas, como salgadinhos, bolachas, refrigerantes e balas, e torcem o nariz para frutas, verduras e legumes, que são mais saudáveis e nutritivos.

Porém, os responsáveis devem ser firmes e não fazer as vontades dos filhos. Só que é possível compor uma lancheira saudável com sabor agradável e criatividade.

A nutricionista Cristiane Botelho, da Universidade Univeritas/UNG, afirma que para montar uma lancheira saudável a dica principal é variar e usar carboidrato (como pão, bolacha, bolo ou cereal), fruta e produto lácteo. "Procure variar as opções ao longo da semana, isso incentiva a criança a comer com mais prazer. Outra dica bacana é convidar a criança para ajudar a montar a lancheira e pedir, por exemplo, para ela escolher qual fruta quer comer naquele dia, ou qual sabor de suco deseja, dentro das opções disponíveis. Desenvolver a autonomia dos pequenos nessa hora, vai estimular o consumo do produto escolhido para levar para escola e vai contribuir para que eles se tornem adultos com hábitos alimentares mais conscientes", orienta a especialista.

Alegando a praticidade, muitas famílias acabam optando por alimentos industrializados. Neste caso, a dica da nutricionista é que sejam feitas escolhas mais "inteligentes", optando por alimentos assados, integrais e com menos teor de sódio e açúcar. "A água de coco deve ser pasteurizada, e no caso dos sucos, a sugestão é optar pelo de uva integral, vendido em garrafa de vidro no supermercado", diz Cristiane.

Lembrar sempre de mandar uma garrafa de água na mochila também é muito importante.

Abaixo, a especialista dá opções saudáveis de composição das lancheiras:

  • Lanche 1: cookies integrais, fruta e suco caseiro
  • Lanche 2: uma fatia de melão cortada em cubinhos, duas fatias de pão integral e uma fatia de queijo branco com tomate e orégano
  • Lanche 3: um potinho de salada de frutas, um pedaço de bolo caseiro e um iogurte
  • Lanche 4:  uma maçã, duas fatias de pão integral com patê de ricota ou atum e uma água de coco
  • Lanche 5: um iogurte, uma porção de cereal integral e uma banana
  • Lanche 6: uma fatia de torta caseira de frango, atum ou de legumes, uma porção de fruta e chá gelado

Cristiane Botelho alerta sobre a validade de alguns produtos:

Bebidas
"No caso dos sucos de frutas, prefira as que possuem menor velocidade de oxidação, como melancia, acerola, abacaxi, mamão, goiaba e maracujá. Com o tempo, os sucos naturais podem perder uma parte das vitaminas, mas, ainda assim, é mais saudável que as versões de caixinhas", orienta a nutricionista.

Iogurtes e lácteos
"Para evitar que estrague o produto desse ser mantido no freezer por algumas horas, até começar a congelar. Depois disso, retirar do freezer um pouco antes da criança ir para a escola e colocar na lancheira. Dessa forma, até a hora do recreio, o produto estará descongelado e fresco para o consumo".

Patês
"Para deixar a receita mais saudável recomenda-se o uso de ricota, queijo tipo cottage ou cream-cheese como base. O alimento escolhido deve ser batido no liquidificador com cenoura, atum, salsa ou outro ingrediente de preferência da criança. Esse alimento pode ser guardado na geladeira, em um pote com tampa, e usado para rechear pães, que podem ser embrulhados com papel filme ou alumínio. A durabilidade média na geladeira é, normalmente, de três ou quatro dias".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade