Publicidade

Estado de Minas INGREDIENTE

Cogumelo não pode faltar numa refeição saudável

Fungos são muito nutritivos e combina com as dietas


postado em 01/02/2019 13:39 / atualizado em 01/02/2019 13:45

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Está de dieta ou quer manter uma alimentação saudável? Um ingrediente que deve constar do cardápio são os cogumelos. Eles têm baixo teor de carboidratos, são praticamente ausentes de gordura e possuem boa quantidade de proteína.

Cogumelos chegam a ter 15 tipos de vitaminas e minerais, incluindo vitamina B6, magnésio, zinco e potássio, diz a dietista Angela Lemond, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos, em entrevista para a revista americana Time.

A especialista lembra ainda que os fungos comestíveis são ricos em antioxidantes, como ergothioneine e selênio, ambos compostos com propriedades anti-inflamatórias. "Cogumelos são um ótimo alimento para consumir quando você tem uma pequena inflamação, causada por uam lesão qualquer, ou se você tem doença autoimune, como esclerose muscular, artrite reumatoide ou lúpus", comenta Lemond.

Curiosamente, os cogumelos são um dos poucos alimentos que contêm vitamina D (colecalciferol), importante para o sistema musculoesquelético, atuando ainda na redução da inflamação e na melhoria da função imunológica. Assim como os humanos sintetizam esse nutriente por meio da luz do Sol, os fungos apresentam mais vitamina D quando são expostos à radiação ultravioleta.

Cogumelos como portobello, shiitake, shimeji e cogumelo-de-paris (ou champignon), possuem componentes fitoquímicos – substâncias que ocorrem naturalmente em vegetais – que "parecem ser especialmente potentes, exibindo algumas propriedades anticâncer e antienvelhecimento", diz o nutricionista Brian St. Pierre, também em entrevista à Time. Além disso, o tipo shiitake é o mais rico em fibras, sabia?

A dica do especialista é consumir os fungos fatiados crus na salada, cozidos em omeletes ou assados. "Mas, fique atento ao que coloca na panela, como óleo ou queijo", completa o nutricionista.

Como os cogumelos têm um umami (sensação de 'saboroso') semelhante à carne, usá-los em substituição à proteína é uma maneira popular de ingestão, segundo a dietista Angela Lemond. "Eles fornecem um perfil de sabor e textura semelhante à carne, em relação à maioria dos outros alimentos vegetais, em especial os cogumelos portobello", completa a especialista à revista americana.

Para quem não gosta da textura dos fungos comestíveis, a dica de Lemond é refogá-los com um pouco de azeite de oliva pode amolecer e torná-los mais fáceis de comer. Experimente alguns tipos diferentes para ver qual você mais gosta.

Ah, mas lembre-se que consumir cogumelos silvestres, que podem ser venenosos, é extremamente arriscado.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade