Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Quer fugir do açúcar refinado? Confira algumas alternativas!

Especialista cita os adoçantes naturais mais recomendados


postado em 25/02/2019 17:20 / atualizado em 25/02/2019 17:04

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Que o hábito da alimentação está diretamente ligado à saúde, isso todo mundo sabe. Escolher produtos ricos em nutrientes e pobres em gorduras ruins e açúcar ajud a prevenir e combater uma série de doenças. Para a nutricionista Cyntia Maureen, consultora da Superbom, quem buscar um estilo de vida saudável deve reduzir o consumo de açúcar refinado.

Segundo a especialista, a ingestão exagerada desse tipo de carboidrato simples ou vazio (eleva o nível de glicose no sangue de forma rápida), em longo prazo, pode causar obesidade, diabetes, disfunções cardíacas, inflamações e até mesmo doenças bucais como cáries. "Em todas as alternativas ao açúcar refinado comum é importante estar atento a quantidade diária ingerida, principalmente pessoas com diabetes que devem excluir o consumo de açúcares e controlar a ingestão de outros carboidratos", orienta a nutricionista.

Abaixo, Cyntia dá algumas alternativas para quem quer deixar de lado o açúcar comum:

Melado de cana
Além de ser considerado uma opção natural para adoçar diversas receitas, os benefícios do melado de cana são muitos. "Entre eles, destaca-se o alto nível de ferro, que ajuda no combate à anemia. Devido ao sabor marcante deve ser utilizado com parcimônia em receitas, pois pode alterar o gosto de outros alimentos e é contraindicado para diabéticos e pessoas com resistência à insulina", comenta a especialista.

Mel
Fácil de ser encontrado em supermercados, feiras e lojas, é uma ótima opção saudável para adoçar bebidas e sobremesas como saladas de frutas. "Também utilizado por algumas pessoas em receitas de beleza para a pele, o mel ainda ajuda a combater resfriados e gripes além de ter ação antifúngica e antibacteriana", diz a nutricionista, que alerta ainda que, assim como o melado, o mel também é contraindicado para diabéticos e pessoas com resistência à insulina.

Açúcar demerara
Comumente utilizado no preparo de doces e bolos, esse tipo de açúcar não possui aditivos químicos, tem certo valor nutricional e não altera o sabor das receitas. "Cálcio, ferro e potássio são alguns dos minerais presentes em sua composição. No entanto, não deve ser usado como fonte desses nutrientes devido seu alto teor de sacarose, que pode levar a obesidade, diabetes, piora de processos inflamatórios e outros males", orienta Cyntia Maureen.

Stévia
Popularizada no Brasil nos últimos anos, a stévia também é conhecida por ser um adoçante natural e saudável. As propriedades nutritivas do insumo resistem a altas temperaturas, por isso recomenda-se o uso em bebidas quentes e em receitas que vão ao forno. Porém, a especialista alerta que é necessário tomar cuidado com as proporções na hora de adoçar o alimento, porque uma gota de stévia equivale a 300 g de açúcar refinado tradicional. "É uma boa opção para diabéticos e portadores de resistência à insulina".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade